Patologia e avanços na área

O tema é discutido durante o XI CINPAR que acontece até amanhã (12/6)

A Unisinos promove, até amanhã, o XI CINPAR, o Congresso Internacional sobre Patologia e Recuperação de estruturas. A cerimônia de abertura aconteceu ontem à noite (10/6), com a participação do reitor da universidade, padre Marcelo Fernandes de Aquino e do ex-governador do estado Germano Rigotto.

Na ocasião, o reitor falou do esforço que está sendo feito pela Unisinos para que o Vale dos Sinos seja o Vale do Silício brasileiro e que juntos possam trabalhar construindo novas soluções. Germano Rigotto destacou o Tecnosinos como um dos maiores polos tecnológicos no estado.

O XI CINPAR aborda o campo da tecnologia de materiais evidenciando as áreas de patologia, reabilitação de estruturas e métodos construtivos. Uma maneira de auxiliar na atualização de profissionais que atuam no ramo da construção civil, engenharia e arquitetura.

Esta manhã foi realizado o seminário “Patologia e avanços na área”. O coordenador do Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – itt Performance, Bernardo Tutikian destacou a importância do evento. “São grandes nomes da engenharia nacional que trazem os grandes temas da área. O nosso desafio agora é transformar todo esse conhecimento em prática”, completa.

O professor da Universidade Federal de Goiás, Enio Figueiredo falou sobre a durabilidade do que é produzido e da prevenção de problemas. “As pessoas normalmente esperam que algo de grave aconteça para investir dinheiro e avaliar estruturas, quando poderíamos prevenir. É importante avaliar antes que aconteça um acidente”, completa.

Paulo Helene, que é professor da Universidade de São Paulo, afirmou que a resistência do concreto utilizado na obra será sempre menor que o mesmo concreto recolhido para fazer os testes exigidos, em laboratório. Um assunto que gera discussão na área.

O professor ainda ressaltou a importância da responsabilidade no desenvolvimento do trabalho. “Pode fazer toda a teoria, mas se na hora da vida profissional a gente não tiver ética e lucidez, não tem tecnologia que resolva”, conclui Paulo.

O XI CINPAR é direcionado aos profissionais do setor construtivo que buscam a troca de conhecimento e experiências na área. As atividades seguem durante todo o dia desta quinta-feira. E amanhã ainda conta com mais dois seminários: “Reabilitação de estruturas” e “Internacional”. Confira a programação completa do XI CINPAR.