Observando os Rios

Seja voluntário e integre o projeto desenvolvido pelo programa Rede das Águas

Crédito: Rodrigo W. Blum

No próximo sábado, 18 de fevereiro, a Unisinos será palco de uma importante discussão sobre o futuro da água. O técnico e educador da Fundação SOS Mata Atlântica, Tiago Felix, estará na Universidade para dar uma palestra sobre o tema. A iniciativa busca reunir e mobilizar a comunidade em torno da qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água.

O Comitesinos foi contatado pela Fundação SOS Mata Atlântica e está somando esforços para ampliação dessa rede de monitoramento, que já conta com 252 grupos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Segundo a equipe do Comitesinos, a meta inicial, para o Rio Grande do Sul, é conseguir formar 10 grupos de voluntários.

O monitoramento da água de rios será realizado por esses grupos, que receberão um kit para análise, desenvolvido pelo programa Rede das Águas. Em posse desse material, os voluntários poderão avaliar a qualidade da água dos rios a partir de 16 parâmetros, que incluem níveis de oxigênio, fósforo, ph, odor e aspectos visuais, entre outros. Esses indicadores classificam a qualidade das águas em cinco níveis de pontuação, de acordo com a Resolução CONAMA 357/2005.

Para saber mais sobre o projeto e para participar da palestra Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, acesse a página: sosma.org.br.

SERVIÇO

Palestra: Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos

Data: sábado, 18 de fevereiro

Horário: das 9h às 12h

Local: Sala de Seminários I da Biblioteca Unisinos (Av. Unisinos, 950 – São Leopoldo)

Inscrições: no site do projeto SOS Mata Atlântica

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar