O mapa do vale

Observatório da realidade e das políticas públicas do Vale do Rio dos Sinos

Mais do que expor cartazes e discursar sobre estatística, o ObservaSinos põe nas mãos da sociedade as ferramentas necessárias à mudança cidadã. Ele dá à região aquilo que ela mais precisa para provocar rupturas e cultivar, a partir daí, novas práticas e ideias: a compreensão de sua própria realidade. Tanto é que, em 2013, a atuação do observatório refletiu, inclusive, na definição do Plano Plurianual (PPA) de Esteio.

O documento em questão – um instrumento de planejamento governamental que estabelece diretrizes da administração pública – detalha atributos das políticas executadas e organiza em programas as iniciativas que beneficiam a população em termos de bens e serviços. Com base no plano, o município tem um novo caminho a seguir. Daí a relevância social do ObservaSinos, uma vez que ele mapeia as áreas carentes e ampara o trabalho de gestão.

Em relato sobre a participação do observatório no processo de elaboração do PPA, o Comitê Executivo do Sistema de Gestão Estratégica, vinculado ao Gabinete do Prefeito, declara que “os indicadores da Mostra De Olho no Vale apontam a importância da organização dos dados, da informação, para a qualificação do planejamento”. O grupo destaca, igualmente, a relevância das funções de acompanhamento e controle, providas pela iniciativa social da universidade.

Histórico de parceria

A relação do observatório com a Prefeitura de Esteio data de 2011. Desde lá, a equipe do ObservaSinos atua na capacitação dos servidores para coleta de dados, participa de seminários e reuniões e cede de horas de estágio para trabalhos de análise, os quais contemplam, também, os Objetivos do Milênio municipais.

Em nome dessa parceria, o Comitê Executivo afirma que “os indicadores auxiliam na busca de soluções, priorizando a área de desenvolvimento social”. Os representantes da Prefeitura dizem acompanhar cada novo boletim do observatório, encaminhando-os às secretarias interessadas na temática. Segundo eles, “isso é muito importante para problematizar o impacto das políticas públicas na vida da comunidade”.

Esta matéria foi produzida em 2014, referente ao Balanço Social 2013.