Resultados que reforçam a qualidade e excelência acadêmica da Unisinos

Cursos da Universidade se destacam como melhores entre as instituições de ensino superior

Crédito: Aurora Imagens

Excelência acadêmica: essa é a garantia que a Unisinos proporciona para todos os seus alunos. As graduações da Universidade tiveram ótimos resultados em duas avaliações divulgadas: Guia da Faculdade e Enade.

Mais de 50 graduações premiadas

No resultado do Guia da Faculdade, parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de São Paulo, a Unisinos teve 51 graduações premiadas com as melhores notas: 4 e 5. O Guia utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil.

Na Unisinos, História e Letras de São Leopoldo ficaram com 5 estrelas. No conceito 4, são 8 cursos presenciais de Porto Alegre: Administração, Design, Enfermagem, Engenharia de Produção, Jornalismo, Moda, Nutrição e Relações Internacionais. E 5 graduações EAD: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Relações Públicas e Sistemas de Informação.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Letras e História ficaram com cinco estrelas na avaliação

Além disso, a Unisinos teve 36 graduações presenciais de São Leopoldo avaliadas com 4 estrelas. Confira:

• Administração
  • Serviço Social
  • Sistemas de Informação

Cursos em destaque

Na última terça-feira, 20/10, foram divulgados os resultados do Enade, exame que avalia o desempenho de estudantes em Instituições de Ensino Superior. O relatório é referente ao ano de 2019 e a Unisinos teve 13 cursos avaliados com as notas 4 e 5, conceito máximo concedido pelo Enade.

A nota 5 foi conquistada pelos cursos de Engenharia de Produção e Nutrição, em Porto Alegre. Além disso, 11 graduações atingiram a nota 4: Enfermagem, em Porto Alegre; e Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Gestão Ambiental, em São Leopoldo.

“Este resultado mostra a grandeza não só da qualidade dos cursos como do comprometimento dos nossos alunos. Esta avaliação consolida o histórico de qualidade destes cursos e confirma a liderança da Unisinos. É também ocasião para parabenizar aos professores, as equipes de coordenação dos cursos e os alunos”, destaca o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci.

A avaliação também apresenta o ranking de colocação dos cursos. As graduações em Biomedicina, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, de São Leopoldo, Engenharia de Produção e Nutrição, de Porto Alegre, ficaram em 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas no estado.

Crédito: Rodrigo W. Blum / Biomedicina, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Química, de São Leopoldo ficaram em 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas no estado.

Além disso, cursos da Unisinos também se destacam como os melhores entre as universidades privadas do Brasil. As graduações em Engenharia de Controle e Automação (São Leopoldo) e Engenharia de Produção (Porto Alegre) ocupam o 2º lugar, e Engenharia de Alimentos (São Leopoldo) e Engenharia Química (São Leopoldo) ocupam o 3º lugar.

Reconhecimento

Os resultados, referentes ao Guia da Faculdade e Conceito Enade, demonstram que a Unisinos trabalha constantemente pensando no melhor ensino para os seus alunos, impulsionando o objetivo de construção contínua de conhecimento e reforçando o seu compromisso com a formação de cada estudante.

Para Pe. Sérgio, as notas são indicadores que mostram a consistência da qualidade dos cursos da Unisinos. “Isto comprova a excelência em todo o processo e que envolve a equipe da coordenação, professores, equipes de apoio e, sobretudo, os alunos. Todos são responsáveis em garantir a excelência do curso”, afirma.