Natural é ser humano: lançamento da Escola de Humanidades Unisinos

Evento acontece na próxima quarta-feira, 17 de setembro, no campus São Leopoldo

Natural é ser humano é o tema do lançamento da Escola de Humanidades da Unisinos, que acontece na próxima quarta-feira, dia 17 de setembro. O evento tem o objetivo de apresentar a Escola de Humanidades à comunidade acadêmica e ao público em geral.

O encontro contará com uma série de oficinas temáticas que serão desenvolvidas em paralelo, das 9h às 18h, na Galeria Cultural da Biblioteca. As atividades abordam os diversos assuntos das ciências humanas e se dividem em simulações, experimentos, exposições, festival de documentários, bate-papos, danças, mágica e jogos, entre outras ações.

O painel de abertura vai enfocar “O Futuro das Ciências Humanas” e terá a participação do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, do professor da Escola de Estudo Avançado da University of London, Barry C. Smith, e do professor de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo, Renato Janine Ribeiro. Para o decano, Adriano Naves Brito, essa é uma importante oportunidade para refletirmos sobre a área das humanidades, desde as questões do iluminismo até a atual situação política e econômica do mundo.

“Neste evento, quatro pontos são fundamentais para entendermos a relevância da Escola de Humanidades. O primeiro é a raiz histórica da instituição, que tem as ciências humanas como berço da Unisinos; o segundo é o compromisso da universidade em formar professores; o terceiro é a influência do iluminismo para as ciências humanas e o quarto ponto, que embala a discussão da noite, é a importância de repensar e reposicionar as humanidades a partir dos novos desafios gerados em função do avanço de outras ciências”, explica o decano.

A discussão acontece a partir das 20h na Galeria Cultural da Biblioteca, para convidados, e será transmitida ao vivo no Anfiteatro Padre Werner. Quem estiver em casa, pode acompanhar o debate pelo link: unisinos.br/aovivo.

Para conhecer a programação completa do evento acesse a página da Escola de Humanidades.