Moving the Cities 2021

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na última sexta-feira, 22/10, aconteceu a abertura do Moving the Cities 2021. O evento propõe soluções de educação, saúde e mudanças climáticas. A apresentação e moderação do evento foi comandada pela coordenadora das Engenharias de Materiais e Biomédica, Tatiana Rocha e o vice-presidente para cooperação, inovação e marketing da FH Münster, Carsten Schröder, que veio da Alemanha especialmente para comandar a abertura do Moving. Ambos são idealizadores do evento e o comando em conjunto reforça a parceira entre as instituições que atuam em diversos projetos.

Na oportunidade, o diretor DWIH SP, Márcio Weichert, destacou que o evento está muito alinhado com o momento atual. “A pandemia nos mostrou como é importante mudar o modo de vida nas cidades e, também, contribuiu para a apreciação da ciência como fonte de soluções para os maiores desafios da humanidade. A iniciativa da Unisinos e do UAS7 é um exemplo de quão forte é a cooperação científica alemão-brasileira. Também mostra como esta cooperação está em um novo estágio, reunindo acadêmicos e empresários, assim como a administração pública e a sociedade”, afirmou.

Para a ministra do meio ambiente alemã, Svenja Schulze, é importante sabermos viver juntos em um mundo neutro para o clima e a resposta a isso deve incluir as cidades. “Nossas cidades podem demonstrar como a transformação para uma economia e sociedade neutras para o clima funcionam e isso precisa de redes fortes e de um intercâmbio internacional, e meu ministério apoia este intercâmbio”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Moving the Cities é uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. Essa ação está em pleno acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

O secretário estadual da Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destacou a relevância do planejamento para termos um mundo sustentável e que é preciso agir rápido em busca de soluções. “É uma ótima oportunidade que temos aqui, com muitos jovens de todo o mundo. Esses desafios que as pessoas responderão durante o evento Moving the Cities, serão extremamente importantes para nós, mesmo no mundo em desenvolvimento, onde os desafios são talvez ainda mais graves em termos de qualidade de saúde para todos, em termos de sustentabilidade, em termos de logística, em termos de meio ambiente”, pontuou.

Desde 2018, o evento conta com uma semana de atividades em que são propostos desafios no contexto do desenvolvimento regional e do desenvolvimento pessoal de jovens talentos, para que os estudantes participantes, a partir de times multidisciplinares e internacionais, desenvolvam soluções para os diferentes temas postos em pauta, os quais estão alinhados aos ODS (Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável).

Crédito: Rodrigo W. Blum

O CEO da SAP Labs Latin America, Dennison John, disse estar feliz com a evolução da parceria desde a primeira edição do evento. “Nós realmente valorizamos a conexão e a troca dos alunos. Trabalhamos em projetos mundiais para enfrentar os desafios em nossas comunidades usando a tecnologia. Portanto, esta é a mentalidade que promovemos e isso é o que realmente queremos cultivar, assim como em nossa comunidade, especialmente com as atividades de desenvolvimento de alunos. Estou muito feliz em ver que também estudamos isso no ambiente universitário”, enfatizou.

O Moving the Cities segue até o dia 31 de outubro. Para saber mais sobre o evento, clique aqui.