Missa celebra memória de jesuítas

Celebração eucarística na manhã desta terça-feira (18/11) lembrou os mártires de El Salvador

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Vamos partir da experiência desses homens e mulheres para renovar a nossa esperança e nossos esforços na construção de um mundo melhor”. Assim destacou Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, na missa em memória aos seis jesuítas e às duas mulheres assassinadas há 25 anos em El Salvador. A celebração eucarística ocorreu na manhã desta terça-feira (18/11), na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, no campus São Leopoldo.

A sala foi preparada com oito velas aos pés do altar, uma para cada vítima, e um vaso com rosas, uma vez que roseiras foram plantadas no local do martírio, na cidade de San Salvador. Na época, Paramilitares do Exército Salvadorenho invadiram a residência dos padres, que lecionavam na Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), com o objetivo de matar aqueles que denunciavam as estruturas injustas da sociedade salvadorenha e se punham em defesa dos pobres.

Foram vítimas do ataque Pe. Ignacio Ellacuría (reitor da UCA), Pe. Ignacio Martín-Baró (vice-reitor da UCA), Pe. Segundo Montes,  Pe. Amando López, Pe. Juan Ramón Moreno e Pe. Joaquín López-López. Outras duas pessoas, Julia Elba Ramos, funcionária da residência, e sua filha, Celina Meredith Ramos, também foram assassinadas no episódio.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“O convite que o evangelho de São João nos faz é o de amar até o fim, amar até o extremo. O Brasil precisa de uma injeção forte de amor cidadão”, observou o reitor. Para ele, seremos felizes quando praticarmos o amor em serviço do outro, abrindo mão a vaidade, o narcisismo e tudo aquilo que bloqueia a nossa capacidade de amar. Além do reitor, celebraram a missa o vice-reitor da Unisinos, Pe. José Ivo Follmann, e o vice-reitor acadêmico, Pe. Pedro Gilberto Gomes.

Saiba mais no memorial online sobre o martírio de El Salvador no site do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.