Mente e Saúde

Mente e Saúde

Crédito: Divulgação

ACONTECE TODO ANO:

você faz aniversário e os parentes – em especial os mais velhos – desejam saúde. Mas o que significa ter saúde na prática?

A ausência de doenças aparentes não é o único critério para avaliar uma pessoa saudável. Talvez seu organismo não apresente nenhuma dor física, mas sua mente pode estar sofrendo de forma silenciosa.

Os sintomas são confundidos com as causas, e tudo fica nebuloso.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Não há dores, a mente está em paz, existe conforto nas relações interpessoais.

E aí, você é saudável?

Se depender da evolução da Medicina, há razões para ser otimista. A ciência consegue fazer um coração pulsar fora do corpo humano, permite que um tumor seja extraído por um robô controlado pelo médico e até torna possível o transplante de um crânio desenvolvido com uma impressora 3D. Só que, ao mesmo tempo, uma doença transmitida por um mosquito apavora o mundo, a água que você bebe tem cheiro de cloro e metade da população brasileira não conta com coleta de esgoto.

Olhe para o seu prato. Mais sabor, mais sódio, mais corantes: menos saúde.

Desembalar menos. Descascar mais.

Funciona na teoria. Mas, e na prática? Você tenta evitar alimentos processados, mas a rotina frenética e a diferença de preço tornam a prática inviável. O que fazer para tornar a alimentação saudável um padrão, e não um privilégio? Procure a feirinha orgânica mais perto da sua casa, ou até mesmo cultive a própria horta. Mãos à obra, a cozinha está te esperando.

Saúde. Saúde. Saúde.

Ela é uma construção social. Quando vira compulsão, também pode ocasionar doenças. Principalmente quando saúde se confunde com padrão estético. Anorexia, bulimia, vigorexia e ortorexia são transtornos alimentares típicos de uma sociedade cega pela ditadura da beleza.

Além disso, instáveis por natureza, somos vítimas de um cotidiano conturbado, em que o esgotamento físico e moral é uma tendência. E isso pode levar a um tabu ainda velado: o suicídio. Um terço da população mundial sofre de ansiedade, e a depressão é a doença do século, segundo a OMS. O Rio Grande do Sul é o estado com a maior taxa de suicídios do país. Quando isso vai parar? alimentos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar