Manejo de peixes no lago da Unisinos

Foto: Rodrigo W. Blum

Nos próximos dias, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e o Laboratório de Ecologia de Peixes realizarão o manejo de espécies de peixes exóticas no Lago da Escola de Saúde – Setor E.

Neste lago são encontradas duas populações de espécies exóticas, a Tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) oriunda do continente Africano e o Black-Bass (Micropterus salmoides) oriundo do sudeste da América do Norte.

A tilápia é uma espécie adaptada a temperaturas elevadas, o que pode ocasionar grande mortandade durante o inverno do Rio Grande do Sul, quando há quedas bruscas de temperatura, como ocorreu no inverno passado. Tilápias também competem com a fauna nativa pelo alimento. A segunda espécie exótica, o Black-Bass, é um predador voraz, alimentando-se da fauna nativa.

O manejo ocorrerá com redes. O objetivo é diminuir as populações das espécies exóticas para proteger as nativas. Os peixes retirados serão repassados, em forma de permuta, para um piscicultor da região do Vale do Rio dos Sinos, em troca de espécies nativas como o Dourado (Salminus brasiliensis) e o Grumatã (Prochilodus lineatus), que serão introduzidos no lago no próximo verão.