Longevidade com saúde

Banco de Alimentos, Projeto Passos da Longevidade

Crédito: Divulgação

Alimentação e saúde caminham lado a lado e isso não é segredo. Mas, como resistir às tentações da culinária? Uma fritura aqui, um doce ali e pronto. O estrago está feito. Em qualquer fase da vida é difícil resistir, imagina para quem passou a vida toda comendo de tudo. Os idosos sofrem e muito com isso! Mudar algo que já virou rotina é uma tarefa difícil, tarefa essa que é desenvolvida pelo Banco de Alimentos com o Projeto Passos da Longevidade.

“Eu sempre falo que a alimentação é irracional, mas a nutrição não. E se eu tenho um problema de hipertensão tenho que pensar na minha nutrição. Ser racional e pensar um pouquinho no alimento que eu como. Nosso papel é também incentivar a não comer involuntariamente, mas comer com a noção de que se alimentar bem é cuidar da saúde. Eu sou o que eu como”, afirma a nutricionista do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann.

Um dos grupos atendidos pelo Projeto Passos da Longevidade é o Viva a Melhor Idade que atua na Capela Santo Antônio, Lomba do Pinheiro. Rosa Pereira da Silva, 66 anos, frequenta o grupo há dois anos. Ela sabe bem a importância de uma alimentação saudável, mas revela que ainda enfrenta dificuldade para mudar alguns hábitos. “Tenho muita fome, principalmente, no almoço e janta. Eu percebo que estou comendo muito, mas sinto uma ansiedade e tenho vontade de comer mais”, destaca.

Suhelenn Nunes é aluna da Graduação em Nutrição da Unisinos e estagiária do Banco de Alimentos. Ela explica que a dificuldade enfrentada pela Rosa é comum. Eles têm resistência porque mudanças nessa faixa etária não são fáceis. “É um cuidado diferenciado uma vez que os idosos já são portadores de doenças e utilizam vários medicamentos, muitas vezes. Precisamos saber o que eles podem comer para então sugerir mudanças na alimentação. Por exemplo, o orégano e o manjericão são ingredientes que os idosos podem agregar para tirar o sal. Já o açúcar, para quem é diabético, é muito difícil conseguir substituir ou retirar da alimentação. Mas a gente tenta”, ressalta.

As atividades no grupo acontecem uma vez por semana, toda quinta-feira. Podem fazer parte pessoas a partir de 60 anos. “Não precisa ser da comunidade, porque o idoso é livre no espaço que ele vai acessar”, enfatiza a coordenadora do Viva a Melhor Idade, Leonor Oliveira da Silva. Ela destaca a importância do trabalho realizado pelo Banco de Alimentos. “Eu considero de extrema importância uma vez que a maioria dos idosos não tem uma educação alimentar adequada”. O Banco de Alimentos traz questões bem interessantes a respeito da importância da alimentação”, completa.

Rosa conta que está impressionada com tanta coisa que eles aprendem sobre os alimentos e destaca a importância do grupo e das atividades para fazer com que as pessoas saiam um pouco de casa. Além do Banco de Alimentos o grupo realiza dança do ventre, passeios e viagens. “Uma coisa que elas não gostam de fazer aqui é crochê, tricô e pintura. Elas gostam de dançar, elas gostam de comer, elas gostam de passear”, conclui referindo-se às amigas que participam do Projeto. A quinta-feira é conhecida pelo grupo como o dia feliz.

Promovendo a Saúde

Os Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale dos Sinos visam à superação da pobreza e a melhoria da qualidade da alimentação, da nutrição e da saúde, a partir da arrecadação e doação de alimentos e com ações educativas. As atividades direcionadas para a área de Nutrição e Gastronomia são desenvolvidas por alunos da Universidade, supervisionados por professores e profissionais da área.

A nutricionista do Banco de Alimentos, Adriana Lockmann destaca a liberdade proporcionada aos alunos durante os estágios. “Não é qualquer outro lugar de estágio que proporciona aos alunos criar, planejar, executar e monitorar ações de nutrição e saúde. A gente incentiva que eles criem e isso faz parte do desenvolvimento acadêmico. Que eles tragam o que aprenderam na Universidade e possam colocar aqui da forma prática”, completa.

Em 2015 foram realizados 858 atendimentos diretos com foco na Segurança Alimentar, sendo que, cinco Projetos são desenvolvidos voltados para diferentes tipos de públicos. Além do Passos da Longevidade, o Banco de Alimentos, em parceria com a UNISINOS, desenvolve os Projetos “Nutrindo o Amanhã”, “Oficina do Sabor”, “Primeiros Passos” e o “Cozinha Nota 10”. Os Projetos atendem públicos nos diferentes ciclos de vida.

Esta matéria foi realizada em meados de 2016, referente ao Balanço Social 2015.