Internet para Veículos

Tema será abordado em palestra durante o 7º Fórum Brasil Coreia

Crédito: Getty Images

Que a Internet das Coisas vai mudar muito a nossa vida e a forma como fazemos as atividades do dia a dia já sabemos. Mas e a Internet para Veículos? Como funciona? E o que vai trazer de benefícios e mudanças para o cotidiano dos motoristas?

A Internet para Veículos, do inglês Internet of Vehicles (IoV), é a possibilidade dos carros se conectarem e trocarem informações. É uma subárea da Internet das Coisas (IoT) aplicada aos automóveis. “Através dela é possível que os carros se comuniquem uns com os outros de forma automática. Por exemplo, imagine uma pessoa dirigindo pela BR116 e recebendo informações sobre o trânsito de outros carros que vem na direção contrária. Isso pode fazer com que o carro sugira uma nova rota ao motorista”, explica o professor do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada Cristiano André da Costa.

Segundo o pesquisador, a previsão de termos esse tipo de tecnologia à disposição da população em geral é de três a cinco anos. A Internet para Veículos, assim que for implantada, irá contribuir bastante para a segurança dos motoristas. “Através da troca de informações entre veículos será possível antecipar várias questões relacionadas com o trânsito, como desacelerações no trajeto, interrupções, acidentes, chuva, neblina, etc.  Além disso, quando um carro estiver parado na via poderá se comunicar com os carros próximos informando o problema para buscar ajuda, como falta de combustível ou pane mecânica. No segundo caso, já poderá haver uma conexão direta com a concessionária para providenciar o conserto no local, caso não seja possível realizar via Internet”, destaca Cristiano.

Para o professor, a Internet para Veículos traz um panorama de redução de acidentes, que deve acontecer em médio prazo, assim que a frota for renovada, para permitir uma comunicação ampla entre os veículos. “A tecnologia nos automóveis já vem colaborando para a redução de acidentes e, com a adoção da Internet para Veículos, deve diminuir ainda mais”, afirma.

A Internet para Veículos será um dos temas abordados em palestra durante o 7º Fórum Brasil Coreia, que acontece entre os dias 22 e 24/8, nos campi da Unisinos em São Leopoldo e Porto Alegre.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar