Interdisciplinaridade marca a Semana da Comunicação 2021

De 10 a 14 de maio, evento promovido pela Escola da Indústria Criativa da Unisinos discutirá temas como podcasts, documentários, games, representatividade no cinema e humanização de experiências digitais

Crédito: Divulgação

A palavra-chave da edição deste ano da Semana da Comunicação é interdisciplinaridade. O evento, que será realizado entre os dias 10 e 14 de abril, trará um assunto diferente a cada dia, com elementos em comum que transpassam todos eles. A organização é dos cursos de Comunicação Social da Escola da Indústria Criativa da Unisinos.

A coordenadora do curso de Relações Públicas, Taís Flores da Motta, explica que a Semana irá reunir palestras e discussões que complementam o que é abordado em sala de aula. “A programação conseguirá trazer desde reflexões mais amplas sobre comunicação até experiências mercadológicas”, comenta a professora. Podcasts, documentários, games, representatividade no cinema e humanização de experiências digitais serão os temas abordados na edição 2021 da Semana, evento tradicional na Unisinos. “O objetivo é que todos os cursos sejam contemplados e que os alunos se reúnam em torno de temáticas interdisciplinares em cada dia de evento”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo, Débora Gadret.

Apesar dos assuntos estarem ligados à área da comunicação, a ideia é de que os temas sejam interessantes também para outras graduações da universidade, como observa a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Anaís Bertoni: “A Semana da Comunicação deste ano será feita remotamente em sua totalidade, e isso resultará em um maior intercâmbio e presença entre os alunos dos campi Porto Alegre e São Leopoldo da Unisinos”, avalia.

Estarão presentes nas atividades temas sociais como representatividade, inclusão e identidade de gênero. A Semana terá ainda eventos voltados ao mercado de trabalho e à pesquisa acadêmica. Segundo Débora, embora a edição deste ano não tenha uma temática central, os assuntos que serão abordados pelos convidados acabam se relacionando através da materialidade da comunicação. “Os encontros poderão nos mostrar como essa materialidade impacta o trabalho dos profissionais da comunicação e guia as pautas que são relevantes socialmente”, frisa a professora.

Durante a Semana da Comunicação, será realizada também a Semana da Imagem, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos. Um dos encontros discutirá a construção de identidades no audiovisual, especialmente no cinema e no YouTube. Em outra atividade, o tema audiovisual retorna. Dessa vez, o debate será em torno da relação das cidades com games e dispositivos de localização.

SEMANA DA COMUNICAÇÃO

Transmissão pelo canal do Mescla no Youtube.

Os eventos se iniciam às 19h30min em todos os dias.

Segunda-feira (10/5): Por Trás de Praia dos ossos: Pesquisa e narrativa de uma minissérie em podcast, com Branca Vianna, fundadora da Rádio Novelo e idealizadora do podcast de Praia dos Ossos.

Terça-feira (11/5): Contramaré: Bastidores do documentário sobre superação através da música, com Daniel Marenco, repórter fotográfico e documentarista.

Quarta-feira (12/5): em conjunto com a Semana da Imagem Ver, ouvir e jogar: Games e audiovisualidades da tecnocultura, com Camila de Ávila, do TCAv ARISE, e Eduardo Luersen, também do TCAv e Gamification Lab

Quinta-feira (13/5): Narrativas periféricas: Cinema e representatividade, com Yasmin Thayná, cineasta, diretora e fundadora da plataforma de conteúdo audiovisual Afroflix.

Sexta-feira (14/5): UX research: Humanizando experiências digitais, com Glauco Cavalheiro, Senior Global UX researcher/Gympass.

SEMANA DA IMAGEM

Transmissão pelo canal do TCAv Unisinos no Youtube.

Segunda-feira (10/5), 17h: O Audiovisual e a construção de identidades: do cinema ao Youtube, com Julherme José Pires e Jardel Orlandini

Terça-feira (11/5), 17h: Territórios e cidades audiovisuais: entre games e dispositivos de localização, com Hilário Junior dos Santos e Madylene Costa Barata.