Informação ao alcance de um click

Centro de Cidadania e Ação Social

Crédito: Divulgação

E que tal se você tivesse informações sobre organizações, serviços públicos e direitos de cidadania da sua cidade ao alcance de um click? A comunidade de São Leopoldo já conta com isso. É o guia online, Cidadania.com: assessoria e informação. Uma ferramenta que possibilita o controle das políticas sociais municipais pela população e pelas organizações. A atualização dos dados conta com uma parceria entre a equipe responsável pelo projeto e instituições do município.

A assistente social do Centro de Cidadania e Ação Social, Tatiana Lima explica que o Cidadania.com oportuniza um espaço de conhecimento, publicização, plataforma de pesquisa, acesso e controle das ações e políticas sociais de São Leopoldo. “Além disso, participa das reuniões socioassistenciais do município, disponibilizando o espaço para socialização dos encaminhamentos e articulações dos agentes e das organizações, comprometidos com os direitos e as políticas sociais da cidade”, completa.

Em 2015, o destaque foi o trabalho realizado junto à região leste com o projeto “O fortalecimento da rede socioassistencial leste do município de São Leopoldo”, da estudante da Graduação em Serviço Social, Milena Duarte, estagiária do Cidadania.com. Foram realizadas cerca de 30 visitas em instituições na região e um questionário foi elaborado e aplicado com o objetivo de descobrir quais os motivos da não participação dos serviços/instituições na rede. O trabalho rendeu muitos debates sobre essa temática.

Em maio de 2015, foi realizado, em parceira com a Rede de Enfrentamento à Violência contra Criança e Adolescente, o Seminário Municipal alusivo ao 18 de maio: Dia Nacional  de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tatiana também destaca a elaboração e distribuição dos calendários, que são confeccionados há quatro anos. Ao todo, são 200 calendários produzidos e entregues nas redes socioassistenciais e nas redes de enfrentamento à violência por ano.

“Os calendários têm como objetivo mobilizar as instituições para a participação em encontros de rede e também em plenárias de Conselhos de Direitos. Eles disponibilizam informações de datas e horários para que os participantes possam se organizar com antecedência e a cada ano traz um tema para ser refletido. Este ano é Direitos Humanos”, afirma Tatiana.

O projeto conta com 240 instituições cadastradas. E além do site, tem um blog, onde são disponibilizadas informações sobre o que está sendo discutido no município em nível de rede. Durante o ano de 2015, o site teve 6.445 visualizações e o blog recebeu 3.386 acessos. Ao todo foram 9.831 visualizações.

Guia online

O Cidadania.com tem suas origens no Manual da Cidadania, criado para divulgar à sociedade de São Leopoldo os recursos sociais disponíveis no município. O documento foi idealizado em 1999 e publicado no ano seguinte, no formato impresso e online. Em 2003, optou-se por uma versão exclusivamente online, passando a se chamar Cidadania.com. O projeto é uma iniciativa do Centro de Cidadania e Ação Social da Unisinos. Um guia online de cidadania de São Leopoldo.

Esta matéria foi realizada em meados de 2016, referente ao Balanço Social 2015.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar