Grupo da Unisinos participa do CONPAT 2015

Delegação realizou 12 apresentações orais e visitas técnicas a instituições

Um grupo de 26 representantes da universidade, entre professores e estudantes de graduação, especialização e mestrado, esteve no Congresso Internacional de Patologia da Construção – CONPAT 2015, que aconteceu no começo de setembro e reuniu mais de 400 participantes em Lisboa. A delegação da Unisinos realizou 12 apresentações orais nas sessões paralelas. Aproveitando a ocasião, fez visitas técnicas a instituições locais.

As apresentações contemplaram os seguintes temas: Novos materiais para a construção e reabilitação; Tecnologia da reabilitação e manutenção; Gestão da construção; e Inspeção e diagnóstico das construções. Os estudos foram desenvolvidos a partir de trabalhos de conclusão de curso, pesquisas de especializações e mestrados, bem como de consultorias prestadas pelo itt Performance à comunidade externa.

Na oportunidade, o grupo esteve no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, sede do congresso internacional. Também visitou a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto – essas duas últimas com o propósito de conhecer as instalações e os laboratórios vinculados à área técnica (Engenharia Civil).

O professor Jeferson Patzlaff, também pesquisador do itt Performance, destaca, entre os resultados da experiência, o contato com profissionais da área e estudos recentes, assim como a divulgação do trabalho feito pelo grupo. “Também a participação técnica e o investimento em instalações e pesquisas na área, por parte da Unisinos, são reconhecidos pela comunidade científica”, comenta.

Para a mestranda em Engenharia Civil Fernanda Pachecho, a missão técnica proporcionou conhecimentos variados, tanto na realização de cursos, quanto na apresentação de trabalhos e na observação de tendências internacionais. “Soma-se, ainda, a valiosa oportunidade de visitar laboratórios de tecnologia relevante na pesquisa e no desenvolvimento de materiais, o que nos enriquece em termos de gerenciamento, infraestrutura, aspectos organizacionais e de fluxo de trabalho”, afirma.

Durante o congresso, o professor Bernardo Tutikian, coordenador geral do itt Performance, foi reeleito para compor a diretoria da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat – Internacional), no período de 2015 a 2017.

“Eu sou presidente da Alconpat Brasil e gestor da Alconpat Internacional, associações voltadas para o estudo da Patologia das Construções e que promovem o avanço da área na Íbero América. O próximo evento será o 2° Congresso Brasileiro de Patologia das Construções, em Belém do Pará, em abril de 2016. Certamente, a Unisinos terá um grupo no evento, aberto aos interessados”, diz o professor Bernardo.