Festival POA2020 divulga programação completa

Emicida, Djamila Ribeiro, Ailton Krenak estão entre os palestrantes do evento, que tem inscrições gratuitas e limitadas

Crédito: Divulgação

O Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos divulga a programação completa de convidados que debaterão inovação, tecnologia e criatividade nos dias 4 e 5 de dezembro. Grandes pensadores contemporâneos como a filósofa Djamila Ribeiro, o futurista Jason Silva, o líder indígena e escritor Ailton Krenak e o teórico americano Richard Florida, além de artistas como o rapper Emicida, estão entre os principais nomes do evento, 100% virtual e gratuito. As inscrições estão abertas no site festivalpoa2020.com.br, com vagas limitadas.

Com mais de 100 palestrantes e painelistas, seis diferentes espaços digitais, o line up principal (Espaço 01) reúne 11 personalidades que abordarão as temáticas do Festival a partir de suas atuações destacadas em áreas como empreendedorismo, neurociência e cinema (veja os nomes abaixo). Ao longo de dois dias, os participantes poderão acessar mais de 40 painéis, palestras e música. A proposta do festival, a partir da temática central “Exponencialidade para Todos” é criar uma grande reflexão sobre os avanços da tecnologia e a velocidade das transformações sob a perspectiva da sustentabilidade e da inclusão social. A estruturação do conteúdo será realizada a partir de seis eixos que suportam a temática central: Educação em Transformação, Tecnologia e Saúde, Pensamento Criativo e Redes de Cocriação, Empreendedorismo e o Futuro do Trabalho, Renascimento do Humanismo e Cidades Inteligentes.

A curadoria do Festival POA2020 está na mão de 18 profissionais reconhecidos do mercado e da academia, entre eles, o médico Gabriel Dalla Costa (HCOR de São Paulo), Cristina Bonorino (UFCSPA), Eduardo Pellanda (PUCRS), Adriana Kampff (PUCRS), Renato Cunha (Singularity), Luciana Bazanella (White Rabbit), Alexandre Pereira (POA Inquieta) e Maura Corsini (Unisinos). A gestão da curadoria é de Carlo Franzato (Aliança para Inovação) e de Cesar Paz (POA Inquieta e Ecosys).

O Festival POA2020, fundamentalmente irá debater a produção de sentido na exponencialidade. Inspirado em eventos disruptivos das principais cidades do mundo, o evento reúne cultura, reflexão, debates e música. A idealização é do coletivo Poa Inquieta, e a realização, do Pacto Alegre, movimento de articulação na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade. A correalização é da Aliança para Inovação, Prefeitura de Porto Alegre e Governo do Estado. O patrocínio é do Sebrae, SulGás, Empresas Randon, Zaffari, Unimed, Warren, Motormac e o financiamento Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.

“O Festival POA2020 – Exponencialidade para Todos, nasce a partir da oportunidade de refletir sobre o futuro exponencial na perspectiva da inclusão e da sustentabilidade. Queremos debater profundamente com milhares de pessoas a produção de sentido nas transformações que vivemos e que viveremos daqui para frente”, explica Cesar Paz.

Principais atrações (Espaço 01)

Sexta-feira, 4/12

9h30 – Jason Silva: roteirista, filósofo, futurista, Silva é venezuelano-americano. Ficou conhecido como âncora da série nominada para o Emmy, BrainGames, exibida pelo National Geographic Channel.

11h30 – Cláudia Costin: professora universitária e gestora pública, foi ministra da Administração e da reforma no governo FHC. / Tábata Amaral: cientista política, astrofísica, congressista e ativista pela educação brasileira. Filiada ao PDT, é deputada federal por São Paulo, tendo sido a sexta candidata mais votada no estado, com 264.450 votos, nas eleições de 2018.

14h30 – Pedro Englert: empresário brasileiro, ex-sócio da XP e ex- CEO do portal Infomoney, atual CEO da StartSe.

16h30 – Richard Florida: teórico norte-americano do Urbanismo, escritor especializado em teoria social e econômica.

18h – Djamila Ribeiro: filósofa, feminista, escritora e acadêmica brasileira. Conhecida no país por seu ativismo na Internet, é colunista do jornal Folha de S. Paulo.

Sábado, 05/12

9h30 – Suzana Herculano: neurocientista, primeira brasileira a falar na Conferência TED Global.

11h30 – Ailton Krenak: líder indígena ambientalista e escritor. Foi agraciado em 2020 com o Prêmio Juca Pato de Intelectual do ano, concedido pela União Brasileira de Escritores. / Lara Lutzenberger: ambientalista, presidente da Fundação Gaia.

14h30 – Saskia Saten: socióloga, professora da Universidade da Columbia, especializada em globalização e criadora do termo Cidade Global.

16h30 – Emicida: rapper brasileiro, cantor e compositor. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000.

As temáticas do Festival POA2020

• Educação e(m) Transformação
  • Tecnologia e saúde
  • Pensamento Criativo e Redes de Cocriação
  • Empreendedorismo e o futuro do trabalho
  • Renascimento do humanismo
  • Cidades Inteligentes

O que é o POA2020? É um festival de inovação, transformação e música, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro. 100% virtual e gratuito. Grandes pensadores nacionais e internacionais da atualidade irão discutir com os participantes a produção de sentido na tecnologia e na criatividade em palestras, encontros exponenciais e salas temáticas. Inspirado em eventos disruptivos de outras cidades do mundo, com a idealização do coletivo Poa Inquieta, o festival é realizado pelo Pacto Alegre. A correalização é da Aliança para Inovação, Prefeitura de Porto Alegre e Governo do Estado. O patrocínio é do Sebrae, SulGás, Empresas Randon, Zaffari, Unimed, Warren, Motormac e o financiamento Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul.