Fazendo o Ensino Médio na Dinamarca

Aluna do curso de Inglês e do curso de Direito, Ana Clara participou de um programa de High School no país escandinavo

Crédito: Arquivo Pessoal

Aprender um segundo idioma e estudar no exterior é um desejo de muitas pessoas, correto? A aluna do curso de Direito, Ana Clara Justo, não é diferente. Em 2017, a estudante fez um intercâmbio na Dinamarca, através do AFS Intercultura Brasil, e fala um pouco sobre a experiência.

Ana Clara fez o curso de língua inglesa no Unilínguas e, segundo ela, foi muito importante para seu aprendizado do idioma. “Escolhi estudar inglês por se tratar de uma língua universal, que me permitiria estudar fora no futuro e tinha certeza que me abriria, e abriu, muitas portas”.

A futura advogada conta fez o terceiro ano do Ensino Médio no país escandinavo, em um programa de High School. “Morei com uma família dinamarquesa e pude conhecer muito da cultura local, mas também da cultura do mundo todo, pois é um país repleto de estrangeiros e isso o torna riquíssimo em cultura”, lembra a estudante.

Apesar das boas lembranças, Ana afirma que voltar para a Dinamarca hoje, seria apenas a passeio. “O mundo é grande e eu planejo conhecer vários outros países, até quem sabe morar fora. Além de aprender o inglês na prática e também um pouco de dinamarquês, minha experiência me proporcionou um grande aprendizado e desenvolvimento pessoal, algo que eu não teria atingido se tivesse deixado de realizar o meu sonho de morar fora por medo de tentar. Também aprendi muito sobre liberdade com segurança e a ter independência. É uma experiência que recomendo a todos, de adolescentes à adultos, por ser algo que todos podem se beneficiar”.

No futuro, Ana pretende estudar fora novamente, dessa vez para fazer um Mestrado. “Ainda não sei o país, mas já estou começando o planejamento”.

Para finalizar, a futura advogada dá dicas para quem deseja aprender um novo idioma. “Minha dica é simples: praticar, praticar muito. Quanto mais a gente fala uma língua, mais rápido aprendemos. Também recomendo fazer um intercâmbio, se possível, porque é a melhor forma de praticar a fala no dia a dia. Perder o medo de errar é essencial, todo mundo erra ao aprender uma língua nova, mas é errando que se aprende”.

Está a fim de aprender um segundo idioma? O Unilínguas está com matrículas abertas, e rematrículas a partir de 12/7. Para mais informações, clique aqui.