Estudantes visitam a Unisinos e aprendem sobre a cultura indígena

Alunos do Instituto de Educação Ivoti conheceram o Museu de Arqueologia, do Instituto Anchietano de Pesquisa

O dia do índio é comemorado em 19 de abril, e neste ano, acontece no próximo domingo. Sempre que se aproxima desta data, as escolas abordam este tema com seus alunos, para que eles entendam e compreendam a importância da cultura indígena no país e, também, na América do Sul. Com este propósito, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental do Instituto de Educação Ivoti vieram até a Unisinos, na tarde desta sexta-feira, dia 17, para conhecer um pouco mais o Museu de Arqueologia, do Instituto Anchietano de Pesquisa, que representa a vida dos índios brasileiros desde sua chegada, há 10.000 anos antes de Cristo, até os tempos atuais.

Os primeiros cinco minutos, dentro do museu, foram para acabar com a curiosidade dos alunos, que estavam eufóricos com as pinturas das cavernas, esqueletos, panelas, cestos, instrumentos de pedra e osso, enfeites e, também, objetos do império dos Incas do Peru. A monitora do museu, Fabiane Rizzardo, explicou à turma sobre os indígenas, as diferentes culturas que cada tribo possuí e sobre as peças reunidas por arqueólogos. “Eu adoro esse momento, em que nosso estudo pode ser repassado ao público em geral”, comenta a graduada em História. “Assim, ajudamos a desmitificar o conhecimento sobre as populações indígenas, desconstruindo aquela ideia do índio simplista”, complementa.

Entre as crianças, Natália Bencke, de 10 anos, se impressionou com os detalhes do museu. “O que mais me encantou foi a arte rupestre”, conta. Outro que estava muito encantado com a visita era Matheus Froehlich, também de 10 anos. Ele esclareceu dúvidas e conversou bastante com a monitora sobre a história dos indígenas. “Se me perguntarem sobre os índios, vou saber dizer quem eles eram, a sua cultura, o que faziam e como caçavam”, garante o garoto. Antes de virem para a Unisinos, Natália, Matheus e os seus colegas já haviam visitado a tribo indígena Kaingang, no bairro Feitoria, também em São Leopoldo.

Segundo as professoras Débora Nunes e Fernanda Führ, a visita foi um encerramento do projeto pré-histórico do estado feito pelos alunos, no qual eles puderam aprender como os primeiros habitantes viveram na região. Logo após, os alunos foram conhecer mais dois museus da Unisinos, o Museu Capela e o Museu de História Geológica do Rio Grande do Sul.