Estudantes da Unisinos são selecionados para fazer intercâmbio em países da América do Sul

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo ficarão até dezembro na Argentina e Bolívia

Crédito: Divulgação

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos, Bruna Silveira, Rodrigo Junges, Arthur Ferrari e Leonardo Mendes foram selecionados pelo Programa de Modalidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (Marca), do Ministério de Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Eles passarão esse semestre estudando em universidades da Argentina e Bolívia.

Para Rodrigo, que ficará até dezembro na Universidade de São Francisco Xavier de Chuquisaca, na Bolívia, esse intercâmbio é de suma importância para sua formação, pois, segundo ele, a troca de experiências e conhecimentos com o máximo de pessoas e lugares pode ensinar muito. “Um dos meus maiores objetivos, profissionalmente falando, é poder ser professor de Arquitetura. Esse intercâmbio servirá para eu motivar meus futuros alunos falando sobre essa experiência”, afirmou o estudante.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Adalberto Heck, destaca o fato de desde 2010 a Universidade conseguir preencher todas as vagas de intercâmbio, tanto docente quanto discente. “Essa experiência será maravilhosa para nossos alunos, não falando apenas de conhecimento, mas como humanos. A convivência com outra cultura nos faz melhores”, afirmou o coordenador.

O Programa Marca foi desenvolvido e implementado pelo Setor Educacional do Mercosul atendendo a duas prioridades do planejamento estratégico do setor: a melhoria da qualidade acadêmica, por meio de sistemas de avaliação e acreditação, e a mobilidade de estudantes, docentes e pesquisadores entre instituições e países.

Participam do programa cursos de graduação avaliados e aprovados pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul pertencentes aos quatro países membros, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e dois associados, Bolívia e Chile.