Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2017/1

Evento apresentou projetos, perspectivas e números da universidade

Crédito: Divulgação

Na manhã do último sábado, 25 de março, todos os colaboradores da Unisinos foram convidados para o Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2017/1. A recepção aconteceu no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã com o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e um momento de integração entre os presentes.

O evento, que acontece semestralmente, apresentou à comunidade acadêmica os números da universidade e de seus projetos estratégicos para os próximos anos. O tema dessa edição foi “Unisinos 2018-2021: nosso caminho em tempos de transição, nossos PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e PPI (Projeto Pedagógico Institucional)”.

A abertura do encontro foi feita pelo reitor, que deu boas-vindas aos presentes, agradeceu aos ex-diretores Artur Jacobus e Francisco Zanini, pelos trabalhos prestados, e apresentou a nova decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini, o diretor do Campus Porto Alegre, Cristiano Richter, e o diretor da Unidade de Serviços Acadêmicos, Vinícius Souza à comunidade.

Em seguida, a coordenadora da Controladoria Acadêmica e Avaliação Institucional, Sílvia Dutra, fez uma análise da avaliação do MEC. “Pelo quarto ano consecutivo ficamos como a melhor graduação, entre as universidades privadas, e pela terceira vez fomos a melhor universidade particular da Região Sul”. A professora ainda apresentou a fórmula do IGC e afirmou: “Quanto mais alunos na pós-graduação, mais fácil de crescer”.

Os números acadêmicos e sociais foram apresentados pelo pró-reitor acadêmico, padre Pedro Gilberto Gomes. “Nós fizemos muitas coisas, apesar da diminuição nos números. Acho que o próximo quadriênio, vai nos exigir um passo a mais. A Unisinos é uma só, um só corpo, e não uma confederação de cursos”, apontou.

O pró-reitor de administração, João Zani falou do resultado da operação 2016 da Unisinos e apresentou os números orçados, revisados e realizados no último ano. “A crise no Brasil atingiu todos os setores da economia e com as universidades não foi diferente. Por isso não podemos descuidar da continuidade do compromisso com a sustentabilidade e a gestão do caixa”, explicou. A seguir, destacou a importância do PROUNI e do FIES para a financiabilidade, captação e manutenção de alunos.

Os diretores das Unidades Acadêmicas de Graduação e Pós-Graduação, Gustavo Borba e Alsones Balestrin, apresentaram um panorama das inscrições e matrículas de 2017/1. “O crescimento da Unisinos sempre esteve atrelado a novos produtos. As luzes que vejo para este ano estão na possibilidade de aumentar os cursos diurnos, no curso de medicina, no crescimento do EaD – com mais 12 polos, e num crescimento forte em Porto Alegre, com mais quatro cursos para o próximo semestre”, destacou. Balestrin falou do desenvolvimento Estrito Senso. “Para a universidade ser forte é preciso engajamento entre as áreas. Tivemos crescimento no número de matriculados nos cursos de lato”, frisou.

Na sequência, Borba falou dos princípios pedagógicos e estratégias de aprendizagem da graduação. “Precisamos trabalhar temáticas transversais para pensar quem é o aluno que vamos colocar no mercado, pensando em formar pessoas que vão desenvolver competências e no compartilhamento do crescimento coletivo”, enfatizou.

Ao final do encontro, padre Marcelo fez uma fala de encerramento explicando o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e o Projeto Pedagógico Institucional. “São dois documentos muito importantes”, destacou o reitor, que lembrou em sua fala da missão e visão da Unisinos.

Padre Marcelo falou do posicionamento da Instituição no quadriênio 2014-2017, rumo a 2025. “Queremos ser reconhecidos como uma universidade líder na criação e agregação de valor mediante o empreendedorismo e a inovação em seu esforço particular na construção de uma sociedade social, ambiental e economicamente sustentável”, afirmou. O reitor encerrou o encontro convidando a todos para um momento de oração.