Encontro de Abertura do Semestre 2018/2

Evento apresentou projetos e números da universidade

Crédito: Roberto Caloni

Na manhã desse sábado, 18 de agosto, aconteceu o Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2018/2. Pela primeira vez realizado em Porto Alegre, o tema do evento foi: “Unisinos 50 anos (1969-2019): acolhendo o futuro que já chegou”. Antes de iniciar as falas institucionais e a apresentação dos números da Universidade, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou os presentes no hall do Teatro Unisinos, para um café da manhã, num momento de confraternização entre os funcionários.

O encontro iniciou com um vídeo sobre o Campus Unisinos Porto Alegre. Pe. Marcelo leu a passagem bíblica Coríntios 4: 7-9 e afirmou: “Essa temática, um tesouro em vasos de argila é para saber que nossa comunidade universitária é esse tesouro. A formação integral da pessoa humana, a construção do conhecimento, a entrega de vários serviços para a comunidade do Rio Grande do Sul, do Brasil. Nós carregamos isso como um tesouro, mas temos fragilidades. Nós somos argila”. O reitor ainda alertou a comunidade universitária para alguns dinamismos como arrogância e vaidade.

Números

Durante o encontro, foram apresentados os números da Universidade em um contexto macroeconômico e o desempenho econômico financeiro 2018/1. “No primeiro semestre desse ano conseguimos dar conta daquilo que estávamos projetando e com um pequeno crescimento em relação a nossa atividade consolidada no ano passado”, afirmou o pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro.

Na sequência, os professores Luciana Andrade Costa, Luiz Afonso Montini e Norberto Hoppen apresentaram uma leitura da situação econômico-financeira da Unisinos – Quadriênio: 2014-2017.

Números acadêmicos e sociais

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, destacou o acréscimo de alunos com o Campus Unisinos Porto Alegre. “Isso é algo que aconteceu esse ano e que deve seguir acontecendo, em função também de que o portfólio da Graduação ainda não está fechado, ano que vem teremos mais cursos em Porto Alegre”, afirmou.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, lembrou que o Estrito Senso apresentou uma procura 30% superior em relação ao mesmo período do ano passado. “Nós atingimos nossa meta e ainda há matrículas a serem realizadas”, ressaltou.

O pró-reitor Acadêmico, Alsones Balestrin destacou a relevância da ação social da Unisinos. “Como universidade jesuíta tem dedicado muito esforço nos projetos, nas bolsas e no atendimento da comunidade em geral. São 17 projetos sociais e um impacto de mais de 25 mil pessoas em 2017. É impressionante o número de pessoas impactadas pela ação social da Unisinos. É algo que realmente orgulha muito essa instituição”, enfatizou.

Projetos estratégicos

Durante o evento, foram apresentados pontos dos projetos estratégicos da Universidade para o segundo semestre envolvendo Graduação e EAD, além dos Campi.

“Não estamos repensando só o currículo. Estamos repensando toda a experiência que o aluno tem desde que sai de casa, passa por todos que precisam dar uma informação na Universidade, até o acesso ao professor”, afirmou Gustavo Borba.

Encerramento

No fechamento do evento, o administrador da BRA e diretor-presidente da ASAV, Pe. João Geraldo Kolling, foi convidado a fazer uso da palavra. Ele destacou a capacidade da Universidade de perceber a realidade e buscar, na comunidade acadêmica, soluções transformadas em projetos. Esses projetos vão fazendo com que a Unisinos possa seguir construindo parcerias com empresas para que o conhecimento possa traduzir-se em tecnologia e empregos. E a educação possa favorecer a sociedade”, destacou.

O encerramento do evento ficou por conta do reitor. “A Unisinos assume valores e princípios que sustentam e dão sentido a sua ação no campo da educação superior, bem como justificam suas opções estratégicas e seu desenvolvimento institucional. A expressão do amor em serviço; dignidade da pessoa humana; transparência republicana; equidade e diversidade; e justiça socioambiental e reconciliação”, afirmou. No fim do encontro, Pe. Marcelo convidou a todos para se unirem em oração e rezar um Pai Nosso.