Encontro de Abertura do Semestre 2018/1

Novos rumos da Universidade foram apresentados durante o evento

Crédito: Janaína Costa

Na manhã desse sábado, 24 de março, aconteceu o Encontro de Abertura do Semestre Letivo 2018/1. O tema central do evento foi: “Unisinos: 50 anos (1969-2019) de serviço à formação integral da pessoa humana”. Antes de iniciar as falas institucionais e a apresentação dos números da Universidade, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, recepcionou os presentes no saguão do Anfiteatro Padre Werner, para um café da manhã, num momento de confraternização entre os funcionários.

O encontro iniciou com uma imagem projetada no telão para lembrar pessoas que perderam a vida vítimas da violência. Pe. Marcelo leu o salmo 130 e afirmou: “ Não precisamos ter a mesma convicção partidária, mas precisamos todos ser contra a violência”.

Números

Durante o encontro, foram apresentados os números da Universidade referentes aos anos de 2016 e 2017. O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, destacou que 84% dos alunos da Unisinos provém da Graduação. “Mesmo com a crise, conseguimos manter a Universidade forte”, afirmou.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, lembrou que o Estrito Senso cresceu 4,9% de 2016 para 2017. “O nosso crescimento se deve à procura dos alunos e também porque estamos indo atrás desses alunos”, apontou.

A Ação Social também teve destaque, com 3.903 bolsas Prouni, 17 projetos sociais e 25.827 pessoas atendidas. Borba falou da importância de trabalhar a extensão universitária junto com a ação social. “Estamos construindo os projetos dentro do currículo e expandindo a sala de aula para vida”, afirmou.

A diretora da Unidade de Apoio de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model, mostrou aos presentes os investimentos e as despesas nos últimos dois anos. “Nosso desafio para 2017 foi grande, mas mantivemos a instituição sadia”, enfatizou.

Unisinos LAB e Nova Pós

Borba apresentou a plataforma Unisinos LAB e como ela vai mudar a trajetória acadêmica de cada estudante. “A Unisinos mapeou 10 competências importantes para o mercado de trabalho hoje. É uma plataforma aberta, que a gente pode expandir para mais pessoas. Com ela o currículo do aluno é personalizado e tem diversas atividades gratuitas”, contou.

Dorotea explicou as principais diferenças da Nova Pós. “Fizemos uma redução do portfólio com menos ofertas e cursos mais focados. Agora, o TCC é um projeto ampliado feito ao longo do curso”, afirmou.

Resultados e projetos

O pró-reitor acadêmico, Alsones Balestrin, falou do fechamento de um ciclo de trabalho, destacou a expansão de cursos e polos, a criação da Graduação em Medicina, o novo Campus Porto Alegre, a inauguração da HT Micron e a expansão da Unitec. “Passamos de sete para 16 polos EAD e o Estrito Senso teve um crescimento de aproximadamente 300 alunos no período”, destacou.

O pró-reitor de administração, Luiz Felipe Vallandro, apresentou a receita e as despesas da Universidade e a diferença entre o que foi orçado e o que foi realizado durante os quatro anos. “Fomos ajustando as estruturas para sermos bem-sucedidos. Temos que entender as decisões tomadas no quadriênio anterior para programar o seguinte. E, num panorama positivo, voltar a crescer”, enfatizou.

“Precisamos no próximo quadriênio ‘sovar a massa’ dos valores, que resistem ao tempo e às crises”, completou o reitor. Segundo Pe. Marcelo precisamos acrescentar Identidade e Valores como uma nova trilha estratégica para o próximo quadriênio.

O pró-reitor de administração seguiu apresentando os projetos estratégicos para 2018-2021, entre eles o desenvolvimento de um modelo de negócios inovador para a EAD, a viabilização de 8.000 alunos no Campus Porto Alegre e a atualização do portfólio de negócios da Graduação 2018-2021, com concepção de novo modelo de bacharelados em 2019. “Foco no crescimento com sustentabilidade financeira. Essa é a trilha que vai nos nortear”, afirmou.

Encerramento

No fechamento do evento, a diretora administrativa da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE. Edna Lúcia Carmo Pinto, foi convidada a fazer uso da palavra. “Foi uma honra estar aqui com vocês. Senti que tivemos um grande avanço na abertura de portas das obras irmãs”, destacou. Edna Lúcia agradeceu a oportunidade de obras menores aprenderem com outras maiores. “Somos todos jesuítas, a Companhia de Jesus é uma só”, lembrou.

O fechamento do evento ficou por conta do reitor. “Nós queremos na Unisinos uma grande capacidade tecnológica e uma forte sensibilidade com a dor humana”, frisou. Após o encerramento do encontro, Pe. Marcelo convidou a todos para se unirem em oração e rezar um Pai Nosso.

Veja mais fotos