Encontro das Universidades Jesuítas do mundo

Unisinos participa de evento na Espanha

Crédito: Pedro Gilberto Gomes, SJ

Desde o início dessa semana o reitor e o vice-reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino e padre Pedro Gilberto Gomes, estão participando do Encontro das Universidades Jesuítas do mundo, na Espanha. A abertura oficial foi na segunda-feira, 9/7, e contou com a presença do Superior Geral, padre Arturo Sosa, e do Rei Felipe da Espanha. A conferência magistral sobre o novo paradigma sociocultural e o novo papel da Universidade Jesuíta foi ministrada pelo Cardeal Ravasi.

O Superior Geral, padre Arturo Sosa, disse em seu discurso que o empenho das universidades da Companhia de Jesus é profundamente comprometido com os processos de reconciliação. “A Companhia de Jesus descobriu que a universidade é um espaço formidável para colocar em prática a missão recebida e inspirada pelo Evangelho, para promover a justiça social e a sustentabilidade ambiental através do diálogo com culturas e religiões”, afirmou.

Nessa quarta-feira, 11/7, finalizou-se o trabalho em grupos sobre os temas da Associação Mundial de Universidades Jesuítas. O Superior Geral e o Secretário de Educação Superior, padre Michael J. Garanzini, assinaram uma Carta, juntamente com representantes de cada uma das seis Conferências da Companhia de Jesus. A Carta inclui uma declaração de identidade que descreve a Associação Mundial de Universidades Jesuítas como o órgão internacional de assessoria e coordenação do Secretariado da Educação Superior dos Jesuítas. Os propósitos da nova Associação são: promover a reflexão coletiva sobre a missão, impulsionar a colaboração, representar seus membros em reuniões internacionais e contribuir para o desenvolvimento do ensino superior jesuíta e sua missão através da promoção de projetos e programas.

“Para a Unisinos é importante estar presente em um evento como este. Em primeiro lugar pelo convívio e troca de experiências. Depois, para iluminar, confirmar ou modificar nossas ações. Vimos que estamos em sintonia com as grandes opções da Igreja e da Companhia de Jesus”, destacou o vice-reitor, padre Pedro Gilberto Gomes.

Na quinta-feira, 12/7, foi o último dia da assembleia. Na primeira parte da manhã, foram apresentados os diversos projetos da Associação Mundial de Universidades Jesuítas. Em seguida, houve a reunião por conferências para discutir a carta constitutiva, bem como o projeto estratégico. Na parte da tarde, foram apresentados os relatos dos grupos da manhã.