Embaixador Rubens Ricupero na Unisinos

Diplomata fará uma conferência na aula magna do curso de Relações Internacionais no Campus Porto Alegre

Crédito: Divulgação

O embaixador Rubens Ricupero estará na Unisinos para uma conferência que marcará a aula magna do curso de Relações Internacionais. O evento será amanhã, 9/5, às 19h, no Campus Porto Alegre.

Rubens foi Ministro da Fazenda (1994) e Secretário-Geral da UNCTAD (1995-2004). Dentre os vários postos diplomáticos ocupados estão: embaixador na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas em Genebra (1987-1991), embaixador em Washington (1991-1993) e Roma (1995). É autor de inúmeros livros e artigos no campo das Relações Internacionais e atuou, também, na docência.

“A partir da vasta e diversa carreira do embaixador, dos diferentes cargos por ele ocupados e das importantes contribuições por ele aportadas à diplomacia brasileira e à academia, sua presença como palestrante na aula magna 2018 da Graduação em Relações Internacionais, momento mais relevante do curso no presente ano, corrobora a proposta da Unisinos de oferecer cursos cujo foco é a excelência acadêmica e a internacionalização da universidade”, afirma a coordenadora da Graduação, Nadia Barbacovi Menezes.

Na oportunidade, o diplomata irá apresentar e analisar os principais aspectos da formação social, política e econômica do Brasil na perspectiva da diplomacia, desde o Brasil-colônia até a atualidade. A ideia é proporcionar o espaço ao debate e à reflexão a respeito dos temas abordados.

“Uma leitura atenta, perspicaz e séria do atual cenário internacional e suas implicações ao Brasil. A busca por projeção e inserção internacional sempre pautou a política externa brasileira. Muitos foram os caminhos adotados. Atualmente, está posto o desafio acerca de qual a direção a seguir. Neste sentido, seguramente, o embaixador Ricupero, em sua palestra, reunirá os elementos necessários para correta e aprofundada reflexão a respeito desta temática”, destaca o também coordenador do curso, Alvaro Paes Leme.

Após a conferência, será realizada uma cerimônia de lançamento do livro “A Diplomacia na Construção do Brasil:1750-2016”, uma abrangente história da política externa brasileira. Na sequência, haverá uma sessão de autógrafos.