Do Unilínguas para o Japão

A estudante de Jogos Digitais ganhou uma bolsa do MEXT

Crédito: Getty

Aprender um novo idioma para poder estudar no exterior é o sonho de muitas pessoas, correto? A estudante de Jogos Digitais, Amanda Schimidt, não é diferente, ela foi selecionada para uma bolsa de estudos do Ministério da Educação, da Cultura, dos Esportes, da Ciência e da Tecnologia, também conhecido como MEXT, do Japão.

Aluna do curso de língua japonesa do Unilínguas, Amanda conta que começou a estudar o idioma por hobby quando estava no Ensino Médio, pois sempre teve vontade de conhecer o país. “Quando tomei conhecimento da bolsa do MEXT comecei a estudar mais afundo, planejando concorrer a bolsa. Eu sempre gostei muito de estudar esse idioma e as aulas na Unisinos sempre foram muito legais, o que me incentivou a continuar tentando bolsa por tanto tempo”.

A estudante lembra que escolheu estudar Jogos Digitais porque gosta muito da parte gráfica de se fazer um jogo. “Os primeiros seis meses da bolsa são focados em um intensivo da língua japonesa, após isso, pretendo fazer um curso na área de humanas, minha primeira opção é animação e a segunda é ilustração”, completa.

Segundo Amanda, o processo de seleção do MEXT consiste em seis etapas: inscrição; provas de matemática, inglês e japonês; entrevista com o Cônsul; triagem dos documentos em Brasília e uma última triagem no Japão. “Quando participei pela primeira vez, fui reprovada na etapa de provas, pois meu conhecimento em matemática era muito fraco, nas provas de línguas eu fui consideravelmente melhor. Só consegui passar por essa etapa na minha terceira tentativa, mas fui reprovada na triagem lá no Japão, e agora, no processo de 2020, eu consegui passar por todas e adquirir a bolsa, no momento ainda estou esperando resposta sobre quando será a viagem, já que está tudo meio incerto por causa da Covid”, comenta.

Amanda afirma que dependendo de como for sua experiência por lá e se surgir a oportunidade, ela tem vontade de ficar no país. “A bolsa enfatiza que o objetivo do processo é de o participante voltar ao país de origem após a conclusão do mesmo, mas pelo que eu saiba há possibilidade de estendê-la para um curso superior, alguns participantes já até acabaram ficando por lá para trabalho”.

Amanda diz que quer aproveitar a bolsa o máximo que puder e aplicar todos os conhecimentos que obteve no Unilínguas, além de conhecer vários lugares. “Creio que vai ser um processo difícil devido ao nível de educação lá no Japão, sem contar a barreira linguística, mas até lá terei estudado bastante para facilitar essa adaptação”.

Amanda finaliza dando dicas de como aprender um novo idioma. “A maior dica que eu posso dar seria manter contato constante com a língua, seja por estudo, notícias, livros, séries e afins, assim como estudar um pouco todo dia, no caso do japonês, praticar diariamente me ajudou muito, já que há vários aprendizados que são mais um processo mecânico, como por exemplo, aprender os três alfabetos que eles usam normalmente no dia a dia”.

Se você deseja aprender um novo idioma, o Unilínguas, que está nos últimos dias de inscrição, pode facilitar o processo. Saiba mais aqui.