Dividindo o mesmo espaço e misturando culturas

Cursos de Extensão na área da Gastronomia estão com inscrições abertas

Crédito: Juliana Borgmann

Muito tem se discutido sobre questões de gênero e empoderamento feminino nos últimos tempos. Então, que tal falar sobre isso dentro da Gastronomia? Essa é a proposta do Curso de Extensão Lugar de Mulher? Gastronomia, Cozinha Profissional e Gênero.

“Queremos pensar, especialmente, qual é o lugar da mulher na gastronomia até os dias de hoje. Por outro lado, em tempos em que cozinhar em casa se torna cada vez mais raro, pretendemos refletir sobre a importância da prática culinária realizada por mulheres e homens no contexto atual da alimentação”, explica a coordenadora da Graduação em Gastronomia, Flavia Silveira e Silva.

A partir de uma abordagem histórica, a ideia é fazer uma reflexão sobre os papeis construídos para homens e mulheres e as representações de gênero nos discursos da Gastronomia no passado e na contemporaneidade. O curso abordará nomes importantes como Elizabeth David e Julia Child.

Flávia explica que a história retrata realidades bem distintas: enquanto às mulheres coube o papel de cozinhar dentro dos lares, os homens acabaram assumindo cozinhas profissionais, públicas, especializadas. “Com algumas exceções, essa realidade e essas concepções começaram a se alterar a partir da segunda metade do século XX, mas ainda são pautas a enfrentar na atualidade”, completa.

Apesar das diferenças, a mulher desempenhou um importante papel na culinária ao longo da história. Diversas receitas tradicionais da Europa e da América foram produzidas e transmitidas por mulheres e pela culinária popular. E esses pratos serão abordados em um outro Curso de Extensão Cozinha de Fusão: do Velho ao Novo Mundo.

“Quando duas culturas gastronômicas ou mais se juntam, se abre um caminho de possibilidades ilimitadas. A fusão gastronômica vem acontecendo há muitos anos. Exemplo disso se mostra em pratos como a tortilha de batata espanhola, que não existiria sem a batata andina”, explica Flavia.

A proposta do curso é aprimorar receitas tradicionais com ingredientes de diversas culturas com possibilidade de execução em casa. As aulas serão ministradas pela chef espanhola Maria Belen Ruiz Montava.

“O mercado da gastronomia busca cada vez mais pratos com conteúdo. A comida já não é só um meio de sobrevivência. Inovar, recriar, se inspirar em outras culturas e técnicas com os ingredientes que o mercado oferece e trazer novas experiências gustativas e aromáticas, aporta ao aluno um conhecimento fundamentado, que o mercado de trabalho exige cada dia mais”, ressalta a Flavia.

Os dois Cursos de Extensão estão com inscrições abertas. Essas e outras ofertas você confere no site da Unisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar