Dissertação de Mestrado oferece ferramenta de diagnóstico socioambiental

Everson Melo é egresso do PPG em Engenharia Civil

Crédito: Getty

O egresso do PPG em Engenharia Civil, Everson Melo, desenvolveu, em sua dissertação de Mestrado, a avaliação de um sistema de distribuição de água que insere a perspectiva e sustentabilidade em seus processos. Trata-se de uma operação sustentável que contempla os pilares social, ambiental e econômico, utilizando conceitos e estratégias de produção mais limpa (L+P).

Everson explica que esse trabalho entrega para a sociedade uma ferramenta de diagnóstico socioambiental, que traz, na sua essência, a análise sistêmica do abastecimento de água do ponto de vista do desenvolvimento sustentável. “Aproxima as questões ambientais aos processos operacionais ligados ao saneamento, promovendo a quantificação da pegada hídrica e a energia incorporada no processo de tratamento e distribuição de água, além de analisar processos adjacentes como a produção de produtos químicos, tubulações e seus impactos”.

O mestre em Engenharia Civil lembra que a ideia surgiu da necessidade de avaliar os aspectos ambientais e sociais na distribuição de água. “Estes aspectos são traduzidos em três variáveis: volume produzido, volume faturado e consumo. Observei que essas variáveis, grandezas essenciais para se medir a eficiência deste processo, raramente são avaliadas considerando suas inter-relações. Essa foi a principal dificuldade encontrada quando da prospecção do referencial teórico e ao mesmo tempo a principal justificativa para que avançássemos nesta linha de estudo”.

Everson conta quais são os planos para o futuro. “Divulgar este estudo através de artigos, apresentações e cursos de formação. Também pretendo ampliar o estudo abordado através de um programa de doutorado que ratifique as ferramentas desenvolvidas neste mestrado acadêmico consolidando o método aplicado”.

O professor do PPG em Engenharia Civil e orientador da dissertação, Carlos Moraes, afirma que o trabalho faz parte da linha de pesquisa “Otimização de Processos para a Minimização de Resíduos”, e que é uma das principais temáticas abordadas nas pesquisas aplicadas com organizações do grupo de pesquisa Núcleo de Caracterização de Materiais, portanto o trabalho de mestrado do Everson Gardel alcançou êxito completo.

“Neste contexto, desenvolver um projeto de mestrado, num tema envolvendo a distribuição de água do munícipio de São Leopoldo, onde a Unisinos está localizada, com resultados obtidos de minimização de resíduos, energia, e consumo de água, entre outros, baseado nos conceitos de produção mais limpa, é atender os anseios da sociedade em que a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação estrito senso culmina com a entrega de um produto já durante os 2 anos de mestrado, para resolver problemas advindos da própria urbanização da sociedade, e torná-la mais sustentável”, encerra o professor.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar