Dia Mundial da Internet

Coordenador do curso de Segurança da Informação Leonardo Fagundes dá dicas de como proteger seus dados na rede

Crédito: Getty Images

O dia 17 de maio, é uma data que marca o Dia Mundial da Internet. E, em tempos de ataque cibernético, como o que aconteceu na última semana, cada vez é mais necessário ter cuidado com os dados que disponibilizamos na rede.

O coordenador do curso de Segurança da Informação Leonardo Fagundes dá dicas de segurança na internet. Acompanhe abaixo os oito principais cuidados que você precisa ter para poder usar a rede sem sustos.

Não acesse a Internet de qualquer rede. Acesso a redes Wi-Fi públicas, como aquelas disponibilizadas em ambientes como aeroportos, hotéis ou parques são ambientes propícios para os atacantes, que podem facilmente monitorar e acessar os seus dados.

Navegue a partir de computadores seguros. Evite navegar e utilizar as suas credencias de acesso a partir de computadores compartilhados, por exemplo: aqueles que estão disponíveis nas cafeterias. Opte por navegar a partir de computadores com sistemas atualizados e protegidos.  

Não clique em links duvidosos. Não saia por aí clicando em todos os links. É frequente o envio de mensagens falsas, que induzem os usuários a clicarem em links perigosos. Cuidado, esses links podem direcionar você para sites falsos com o objetivo de roubar informações, como senhas ou instalar softwares de monitoramento.

Utilize o serviço de autenticação em duas etapas. Praticamente todas as redes sociais, serviços de e-mail e softwares de troca de mensagens e comunicação oferecem o recurso de autenticação em duas etapas. Isso é importante porque além da senha, o usuário estabelece uma segunda camada para realização de acesso a suas contas, como por exemplo, um código que é enviado no momento do acesso via celular. Sendo assim, o acesso só é possível mediante a digitação da senha e desse código.

Se for confidencial, não exponha. Pense duas vezes antes de compartilhar. Já pensou? Então pense novamente, pois uma vez que você tiver publicado aquele texto de desabafo ou aquela imagem do seu agora desafeto, essas informações poderão ser compartilhadas, copiadas e você não terá mais controle sobre elas.

Revise os controles de privacidade dos seus dispositivos. Não esqueça de revisar os controles de privacidade do seu celular, das suas redes sociais, e-mail e dos softwares de comunicação. 

Faça um uso consciente da Internet das Coisas. Cuide das suas coisas. A Internet não é apenas para computadores e smartphones, estamos vivendo a Internet das Coisas, uma era em que seu carro, sua TV, seu relógio e até mesmo as suas roupas (computação vestível) podem estar conectadas à Internet. É preciso tomar medidas como atualizar software, controlar acesso e, principalmente, buscar orientação de como fazer o uso seguro das coisas.

Prefira ter uma senha segura do que trocar frequentemente. Não troque a sua senha. Se você usa uma senha de boa qualidade não há motivo para trocá-la frequentemente. Ao incentivar que os usuários troquem as senhas em intervalos muito curtos há o risco de que as novas senhas sejam de menor qualidade. Uma senha de qualidade, é uma senha forte, que mescla caracteres especiais, numéricos e alfanuméricos, e letras maiúsculas e minúsculas. É importante que a sua senha faça sentido para você, algo que consiga lembrar com facilidade, que não seja anotado no post-it. De nada adianta uma senha forte armazenada naquele papel colado no teclado.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar