De volta à Unisinos

Aulas iniciam nesta segunda-feira, 26 de fevereiro

Alunos chegando na Unisinos. Crédito: Marco A. F.

Na próxima segunda-feira, 26 de fevereiro, iniciam as aulas do período letivo de 2018/1, nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre e nos polos EAD da Unisinos. Neste semestre, a Universidade está lançando a Unisinos LAB, plataforma experimental de colaboração e cocriação em que os alunos podem trilhar percursos acadêmicos personalizados e complementares ao currículo de seu curso de graduação. Confira mais sobre a Unisinos Lab e tudo o que tem na Universidade esperando por você!

Acolhida – Neste início de semestre a Unisinos quer dar boas-vindas aos novos alunos e aos veteranos também. Por isso, organizou a primeira semana de aula de maneira especial. Para começar, em São Leopoldo, terá atendentes espalhados pelo campus para ajudar no que for preciso, com um ponto fixo de check-in, no prédio redondo (A01), em frente à Agafarma. Para Porto Alegre, a Unisinos preparou uma playlist de Volta às Aulas no Spotify, com curadoria do Porã, que irá tocar no campus durante toda a semana.

Varal de trocas – Já pensou num espaço para desapegar de coisas que você não usa mais e levar para casa material útil e inédito para você? Essa é a ideia do Varal de trocas. Trazer Livros, revistas, apostilas e fotocópias para trocar por outros materiais. Aproveite para usar os cartões, que estarão à disposição no local, e deixar um recadinho ao pegar ou deixar algo. Os varais estarão: em frente ao IHU, próximo ao DCE e na Claraboia da Biblioteca, em São Leopoldo. Em Porto Alegre, o Varal de trocas será no Espaço B.

Coisas para fazer na Unisinos – Dentre as ações de volta às aulas, teremos uma ação de checklist do que fazer em cada campus. Tem coisas que só quem estuda na Unisinos vive, pegue uma lista e divirta-se “dando check” no que já fez, e inspirando-se a fazer mais.

Que tipo de aluno você é? – Outra atividade programada para primeira semana é o Quiz que vai revelar que tipo de aluno você é. Entre os resultados estão: “Encarnado”, “Turista”, “Do fundão” e “De boas”. Faça o teste online, descubra e ainda ganhe um adesivo do seu tipo para colar onde quiser.

Locais do Checklist e do Quiz

Campus São Leopoldo

– Segunda-feira, 26/2: em frente ao IHU

– Terça-feira, 27/2: ao lado da loja Ouze

– Quarta-feira, 28/2: em frente ao Anfiteatro Pe. Werner

– Quinta-feira, 01/3: no C02, perto do Happy

– Sexta-feira, 02/3: em frente ao IHU

Campus Porto Alegre

– Segunda-feira, 26/2: Espaço B

– Quarta-feira, 28/2: Espaço B

Localização

Para se localizar, basta utilizar os mapas dos campi São Leopoldo e Porto Alegre. Assim é mais fácil identificar onde fica sua sala de aula. A sinalização é composta por setor, prédio, andar e número, fique atento!

E se você não sabe qual a sua sala de aula. A dica é o Aplicativo Minha Unisinos que serve também para consultar notas, faltas, histórico curricular, extrato financeiro, entre outras facilidades, e está disponível para iOS e Android.

Cartão estudantil e estacionamento

Acesse o campus com o seu cartão e tenha desconto no estacionamento. Quem retirar o tíquete na entrada terá que pagar o valor integral (VISITANTE), para evitar, certifique-se de que seu cartão esteja sempre em mãos.

Se você ainda não tem o cartão, extraviou, ou está com o prazo de validade vencido, deve solicitar uma nova via. Durante o tempo de confecção da identidade estudantil, você pode pegar um cartão temporário junto a um AR assistido, no posto da Safe Park.

Atenção calouros: quem confirmou utilização do estacionamento no ato da matrícula, receberá um cartão temporário. Fique atento ao seu e-mail: você será avisado com instruções de retirada assim que seu cartão estiver pronto.

Outra dica: para quem tem o cartão Unisinos em mãos e quer antecipar a compra de créditos para o estacionamento, acesse o menu Estacionamento, em Minha Unisinos, e evite filas!

Acesso à Rede Wi-Fi

Fique conectado: aproveite a rede Wi-Fi UNISINOS. Para se conectar, é necessário usar seu e-mail institucional (usuario@edu.unisinos.br) e sua senha.

A configuração é necessária apenas no primeiro acesso. Após a primeira configuração, o dispositivo móvel irá reconhecer a rede automaticamente.

Outras informações e como se conectar, você encontra aqui.

Office 365 para alunos

Para ajudar na rotina acadêmica, a Universidade conta com aplicativos do Office 365. Com ele, cada estudante terá um e-mail institucional e poderá realizar as atividades com mais rapidez e simplicidade.

Com o Office 365, você poderá instalar o programa em cinco computadores pessoais e outros cinco dispositivos móveis, como smartphones, iPads, tablets Windows e Android. Outra ferramenta importante é OneDrive for Business, onde você terá 1TB de espaço online para guardar arquivos criados em aula. Sincronize seus documentos do OneDrive for Business para trabalhar com arquivos em seu computador e acessá-los até quando estiver offline. Para saber mais sobre os recursos é só acessar office365.unisinos.br.

APP Moodle

O APP Moodle Unisinos permite interações nas comunidades, diretamente do seu dispositivo móvel. O aplicativo está disponível para usuários de smartphones Android e pode ser baixado pela Play Store. A versão para iOS pode ser obtida na Apple Store.

Saiba mais:

• Fóruns: você poderá responder às postagens de fóruns diretamente do aplicativo;

• Tarefas: você poderá enviar arquivos das atividades realizadas;

• Vídeos: você conseguirá assistir aos vídeos disponibilizados na comunidade;

• Mensagens: você poderá trocar mensagens com seus colegas pelo aplicativo;

• Eventos do calendário: você visualizará as datas de entrega das atividades realizadas em tarefas;

• Calendário acadêmico: o calendário também estará disponível para consulta.

Biblioteca São Leopoldo

A partir desse semestre a Biblioteca do Campus São Leopoldo tem novidade no serviço de guarda-volumes. O local conta com armários na modalidade de locação, com opção mensal ou semestral, exclusivos para alunos matriculados. Os armários estão localizados no segundo pavimento da Biblioteca ao lado da Sala de Seminários. Mais informações aqui.

Nos acervos, permanecem disponíveis os armários como empréstimo diário, gratuito e disponível para todo usuário.

Educação a distância

O ano de 2018 marca a expansão dos polos EAD da Unisinos. Além de São Leopoldo e Porto Alegre, a Universidade está presente nas cidades de Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Caxias do Sul, Estrela, Montenegro, Passo Fundo, Santa Maria e Taquara. Com o EAD, a Unisinos conta também com polos em Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Teresina (PI), Belo Horizonte e Santa Rita do Sapucaí (MG).

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar