De casa nova na capital

Unisinos realiza cerimônia de entrega das obras civis do campus Porto Alegre

O dia 15 de dezembro ficará registrado, de maneira especial, na história da Unisinos. A data marca a entrega das obras civis do novo prédio do campus Porto Alegre. A Universidade, que até o final de 2016 funcionava na Rua Luiz Manoel Gonzaga, 744, agora estará presente também na Avenida Nilo Peçanha, 1640.

Batidas de um coração e imagens do campus marcaram o início da solenidade. A história de Santo Inácio foi lembrada e números sobre a Unisinos foram apresentados. Em seguida, um vídeo sobre o campus foi exibido.

O diretor-presidente da Associação Antônio Vieira – ASAV e Administrador Provincial, padre João Geraldo Kolling, foi o primeiro a saudar o público: “A concretização deste empreendimento é uma satisfação para a Companhia de Jesus e para a ASAV”.

Apenas 23 meses após o início do projeto, a Unisinos entrega as obras e inicia um novo ciclo em Porto Alegre. Placas de agradecimento foram dadas pelos colaboradores da Unisinos aos integrantes das empresas que participaram de toda a trajetória. Em seguida, aconteceu o descerramento da placa que simboliza a entrega do campus à comunidade.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, em sua fala, parabenizou a Universidade. “Nós já contávamos com a presença da Unisinos na capital, mas de forma tímida. Agora, a Universidade se apresenta com todo o seu vigor e com toda a sua tradição. Uma instituição baseada em valores éticos e morais, com um prédio absolutamente moderno, pensado para favorecer a cidade. Esta é uma obra que orgulha os porto-alegrenses, os gaúchos e todos que prezam por uma educação de qualidade”, destacou.

A diretora do Badesul, Susana Kakuta, representou o governador Ivo Sartori na cerimônia. Kakuta, que foi Ceo do Tecnosinos, disse estar orgulhosa, como Unisinos e como cidadã do Rio do Grande do Sul. “A Unisinos é protagonista em inovação”, afirmou e, neste momento leu uma mensagem do governador parabenizando a Universidade.

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, fez uma benção do campus e, na sequência o pró-reitor acadêmico, padre Pedro Gilberto Gomes, leu um trecho da Bíblia. Quem fechou as falas da noite foi o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. “Nosso compromisso com Porto Alegre é reinventar a ideia de Universidade como um novo estilo teórico, em torno do qual se reúnem colegas dispostos a colaborar na formação integral da pessoa e na construção do conhecimento”, encerrou.

Ao final do evento, houve um momento cultural, com a apresentação da Orquestra Unisinos Anchieta e do projeto Vida com Arte. Após, o público foi convidado para um tour pelo prédio, para conhecer as salas de aula. Cada visitante pôde deixar sua mensagem para a Unisinos nas paredes riscáveis do prédio. Na saída, mudas de plantas nativas foram entregues para deixar Porto Alegre ainda mais verde.

Uma cidade mais inovadora, sustentável e cultural

O empreendimento representa um investimento aproximado de 210 milhões de reais, em uma área total construída de 55 mil m², estacionamento com cerca de mil vagas, além de bicicletário. O novo prédio tem oito andares e capacidade para até oito mil alunos, em três turnos.

As paredes das salas de aula foram revestidas por uma tinta especial para possibilitar uma metodologia diferente e proporcionar a construção coletiva do conhecimento, envolvendo estudantes e professores. Os móveis das salas de aula foram desenvolvidos de forma especial para a Universidade, em parceria e colaboração de professores e escritórios de design.

O empreendimento entrega uma série de contrapartidas para a cidade, entre elas estão o alargamento da avenida Nilo Peçanha, para implantação de uma pista adicional e de ciclovia, e uma passarela que interliga a Unisinos e o Colégio Anchieta com acesso público através das calçadas. Além disso, o campus conta com o Espaço Unisinos, lugar de convivência e de serviços de conveniência, e com o Teatro Unisinos, que pode assumir tanto o aspecto de uma sala de concerto, quanto o de um teatro italiano e tem capacidade de 600 lugares. O ambiente dispõe de um projeto arquitetônico inovador com uma acústica diferenciada e equipamentos de última geração de iluminação cênica e sonorização.

O projeto, que iniciou em 2012, triplica a capacidade de atendimento da Universidade e amplia sua abrangência na capital. São muitas ofertas na modalidade presencial e EAD: 34 cursos de Graduação, 4 Mestrados Profissionais, 4 Mestrados Acadêmicos, 4 Doutorado e 70 cursos de pós-graduação lato senso. As aulas, em Porto Alegre, iniciam dia 20 de março de 2017.

O campus Unisinos Porto Alegre exemplifica como uma obra pode ser sustentável, com telhados verdes, que possuem um eficiente isolamento térmico; área verde com aproximadamente 500 mudas, de diversas espécies; fachadas ventiladas, que melhoram a eficiência energética do prédio; sistema de climatização, com ar condicionado inteligente; e águas de reuso, para irrigação dos telhados verdes e jardins.

Entrega Campus Unisinos Porto Alegre