Cuidar para formar, formar para cuidar

A Capacitação Colegiado Unisinos ocorre de 12 a 14 de julho

Crédito: Divulgação

Na próxima semana, dias 12, 13 e 14 de julho, ocorre a Capacitação Colegiado Unisinos 2021/2. O evento semestral terá como tema Cuidar para formar, formar para cuidar e será em formato simultâneo – presencial e online. “Podemos entender a Capacitação como um momento de parada, compartilhamento e construção coletiva, um espaço de comunicação e direcionamento institucional”, explica a coordenadora da Formação Docente, Viviane Inês Weschenfelder.

A coordenadora afirma que a Capacitação Colegiado Unisinos é um evento formativo semestral que visa desenvolver competências para o trabalho do corpo docente da Universidade. “O evento certifica os participantes e é muito importante que todos possam participar, desenvolvendo o senso de pertencimento e contribuindo para a qualidade da nossa entrega, que é a formação integral”, completa Viviane.

Segundo o diretor da Unidade Acadêmica de Educação Online, Vinícius Costa de Souza, a Formação Docente é um dos principais pilares de uma universidade que se diferencia pela excelência acadêmica. “É através de um Programa de Capacitação contínuo e qualificado que garantimos um espaço de troca, integração e formação permanente de nosso corpo docente. Nos tempos em que vivenciamos, repletos de novos desafios, a Formação Docente ganha ainda mais importância”, conta.

Para o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, o propósito maior da Formação é acompanhar e cuidar do professor. “As atividades de formação podem ser um momento privilegiado e prazeroso por conta das aprendizagens possíveis. Também podem ser um espaço para aguçar a curiosidade do professor em relação às possibilidades de repensar sua metodologia e avaliar o quanto suas escolhas têm tornado a intenção do currículo em aprendizagem efetiva”, afirma.

Pe. Sérgio entende que a Formação Docente também é ocasião de reforçar os valores da universidade e seus compromissos. “Estimula que o professor olhe para o futuro e se deixe desafiar pelas demandas que passam pela sala de aula, a sala simultânea, a aula sem sala, a antessala do lugar de protagonismo do egresso da Unisinos na produção de riquezas para todos e não para uns poucos”, completa.

Viviane explica que tendo como tema Cuidar para formar, formar para cuidar, essa edição tem o objetivo de oportunizar o desenvolvimento pessoal e profissional a partir do dimensionamento do cuidado para a formação integral. “Em sintonia com o contexto vivido, a Capacitação vai refletir sobre a atuação docente na universidade nesse momento de retomada das atividades nos Campi Unisinos” finaliza.

A abertura será no dia 12, às 19h, no Anfiteatro Padre Werner. Em função do distanciamento social, haverá limite de 200 participantes para acompanhar presencialmente, a confirmação deverá ser feita no momento da inscrição. O evento também contará com transmissão via Teams. Para conferir a programação e se inscrever, clique aqui.