Conheça as ideias de quem disputa a prefeitura de Porto Alegre

Em uma série de entrevistas exclusivas, a Beta Redação conversa com concorrentes ao Paço Municipal sobre suas trajetórias políticas, propostas de governo e questões sugeridas pela comunidade universitária

Crédito: Joel Vargas / PMPA - Sede da prefeitura de Porto Alegre, conhecida como Paço Municipal, na Praça Montevidéu, Centro Histórico

Os 1.082.726 eleitores da capital gaúcha decidirão nos dias 15 e 29 de novembro — em caso de 2º turno — quem governará a cidade nos anos de 2021 a 2024. Com quatro candidatos a mais do que nas eleições municipais anteriores, Porto Alegre soma este ano 13 possíveis nomes — três mulheres e 10 homens — para comandar a prefeitura.

Para conhecer melhor as ideias dos concorrentes, a Beta Redação realizou, entre os dias 13 e 27 de outubro, com suporte institucional da Unisinos, uma série de entrevistas exclusivas com candidatos e candidatas. Tomando em consideração as circunstâncias causadas pela pandemia da Covid-19, nenhuma delas se deu de modo presencial, mas em formatos como telefonemas, por e-mail, via WhatsApp — por escrito ou em áudio — e, ainda, por videoconferência.

Cada entrevistado(a) respondeu a 10 perguntas. As 5 questões iniciais foram elaboradas pela equipe da Beta Redação especificamente para cada candidato(a), a partir de suas trajetórias públicas, de aspectos de suas campanhas ou de suas propostas de governo.

As cinco questões finais foram elaboradas pela comunidade universitária, a partir de uma ampla consulta realizada por meio virtual, e encaminhadas a todas as candidaturas — com exceção da primeira pergunta, adaptada aos atuais prefeito (que busca reeleição) e vice (que agora disputa o cargo principal) por tratar de posicionamento frente a decisões de gestão tomadas durante a pandemia.

Clique nos links abaixo e confira o que pensam os candidatos à prefeitura de Porto Alegre:

Fernanda Melchionna do PSOL, clique aqui.

Gustavo Paim do PP, clique aqui.

João Derly do Republicanos, clique aqui.

José Fortunati do PTB, clique aqui.

Juliana Brizola do PDT, clique aqui.

Julio Flores do PSTU, clique aqui.

Luiz Delvair do PCO, clique aqui.

Manuela d’Ávila do PCdoB, clique aqui.

Montserrat Martins do PV, clique aqui.

Nelson Marchezan do PSDB, clique aqui.

Rodrigo Maroni do PROS, clique aqui.

Sebastião Melo do MDB, clique aqui.

Valter Nagelstein do PSD, clique aqui.