Conheça as bolsas de estudo disponíveis para quem deseja fazer um Mestrado ou Doutorado na Unisinos

Crédito: Rodrigo W. Blum

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e, com foco nas oportunidades e destaque na carreira, profissionais buscam se diferenciar. Para isso, procuram expandir conhecimentos e se aperfeiçoar na área escolhida. Uma boa maneira de ampliar ainda mais os conhecimentos são os cursos de Mestrado e Doutorado.

A diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch, explica que para fazer um Mestrado ou Doutorado, o aluno precisa ter concluído uma graduação na área do Programa de Pós-Graduação – PPG, que deseja ingressar.

“O aluno que busca um mestrado ou um doutorado quer fazer a diferença na sociedade e na sua própria vida, porque pretende responder a uma pergunta que o preocupa. Ele sabe que, por meio da pesquisa, avançamos no conhecimento e, consequentemente, buscamos melhorar o ambiente em que vivemos. Grande parte das pesquisas desenvolvidas na Unisinos são aplicadas, ou seja, não apenas procuram compreender um problema, mas promovem a intervenção para procurar resolvê-lo. Em suma, é pesquisa que gera valor para a sociedade”, afirma Dorotea.

A Pós-Graduação da Unisinos conta com amplo portfólio. São 26 Programas estrito senso, que oferecem Mestrado e Doutorado, todos reconhecidos pela Capes. Os Programas formam líderes com visão global, profissionais preparados para transformar realidades. Além disso, a Pós-Graduação da Unisinos é fortemente vinculada com o mercado e a sociedade. A Universidade possui uma série de bolsas para quem deseja se especializar, confira:

Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – todos os Programas de Pós-Graduação dispõem de bolsas de estudo PROSUC ou PROEX da Capes, nas modalidades integral ou parcial;

Bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – alguns Programas de Pós-Graduação dispõem de bolsas de estudo CNPq, na modalidade integral;

Bolsas Unisinos de Apoio à Pesquisa CTIE – direcionadas a estudos inovadores que visem à criação de conhecimento prático e específico orientado a eixos/temas estratégicos de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (CTIE): todos os cursos recebem cotas de bolsas que variam de 20% a 50% do valor do curso;

Bolsas de Estudo Unisinos Theobaldo Frantz de Formação Docente para Qualificação de Professores da Escola Básica: bolsas parciais de estudo de 50% destinadas aos Programas de Pós-Graduação em Biologia, Ciências Sociais, Filosofia, História e Linguística Aplicada;

Bolsas de Estudos Talento Tecnosinos e SENAI – bolsas parciais de estudo de 50% direcionadas aos colaboradores das empresas consolidadas e incubadas no Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e a Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec); e professores e funcionários do Instituto SENAI de Tecnologia e de Inovação, no âmbito do convênio UNISINOS/SENAI – disponíveis nos Mestrados Profissionais em Engenharia Elétrica e Nutrição Alimentos e nos Mestrados Acadêmicos em Computação Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Sistemas, e Geologia.

*Todos egressos da Unisinos recebem automaticamente um desconto de 10%.

Para saber quais bolsas estão disponíveis para o PPG de seu interesse, acesse a página dos Programas de Pós-Graduação.