Compromisso com o futuro

Encontro de Abertura do Semestre 2015/2 focou a construção do Projeto Pedagógico Institucional

Sábado, 29 de agosto, foi dia de Encontro de Abertura do Semestre. Como de costume, o evento reuniu membros da Reitoria e demais funcionários no Anfiteatro Padre Werner, campus de São Leopoldo. A manhã de trabalho e confraternização acompanhou o tema “Construindo o Projeto Pedagógico Institucional da Unisinos” e deu sequência à cultura de monitoramento de indicadores que já é tradição na universidade.

De início, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, retomou o propósito do encontro e apresentou a professora Denize Ziegler como nova decana da Escola de Saúde. Ela será a sucessora de Vera Ramires, que viajará ao exterior para cursar pós-doutorado.

Em seguida, subiu ao palco a professora Maria Virgínia Petry, para compartilhar um pouco das experiências vividas pela Unisinos na Antártica. Desde 1981, a universidade atua no rastreamento de rotas e comportamentos de mais de 30 mil aves marinhas. Os estudos lá conduzidos permitem ao grupo não apenas aprender sobre as espécies em questão, como também manter a preservação das terras geladas do sul e entender as mudanças climáticas no nosso planeta.

O professor Carlo Franzato deu continuidade ao trabalho falando a respeito da evolução das instituições de ensino no panorama das “novas maneiras de ser no mundo e de ser com o outro”. Ele destacou que, mais importante do que a informação, é o que fazemos com ela, e disse que a universidade é um centro de processamento e produção de saberes: “Valorizar o conhecimento significa valorizar sua aplicação, sua extensão social”, afirmou.

O encontro continuou com a fala do pró-reitor em administração, professor João Zani, e da gerente da Controladoria Acadêmica e Avaliação Institucional, Silvia Dutra, em nome da Comissão Própria de Avaliação (CPA Unisinos). Eles apresentaram o painel de indicadores da universidade e comentaram os bons resultados alcançados.

Padre Pedro Gilberto Gomes, pró-reitor acadêmico, reforçou a posição da Unisinos em avaliações de diferentes níveis — como a de melhor universidade particular da Região Sul e segunda melhor instituição de ensino superior privado do Brasil. Depois, o vice-reitor, padre José Ivo Follmann, abordou projetos e benefícios sociais, e padre Marcelo finalizou o encontro convidando a comunidade a permanecer comprometida, como sempre, com a manutenção da sustentabilidade da Unisinos.