Comemorações na Unisinos

Funcionários da Universidade se reuniram para agradecer e celebrar o Natal

Crédito: Rodrigo W. Blum

Esta semana foi de celebração e festividade na Unisinos. As tradicionais missas de Natal e confraternizações de fim de ano, que acontecem nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre, reuniram os funcionários da instituição em momentos de comunhão e alegria.

“O Natal mobiliza a luz interior de cada um”, disse o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, no encontro que deu início às comemorações, na segunda-feira, 18 de dezembro, em São Leopoldo. Durante a celebração, o grupo de convivência do Pró-Maior, oficina para idosos, alegrou o evento com canções ao som da gaita. “Noite Feliz” e “Romaria” fizeram parte do repertório elaborado por Theresinha Groth, voluntária do projeto. Em Porto Alegre, a confraternização e a missa foram na terça-feira, 19 de dezembro, e também contaram com a apresentação musical dos colegas João Lima, na gaita, e Jhonny Vargas, no violão.

Momentos de gratidão

Frequentes na Unisinos, as celebrações eucarísticas unem os funcionários em ação de graças. As missas que ocorrem nessa época do ano, em especial, têm o dom de aquecer ainda mais os corações, pois comemoram o nascimento de Jesus.

“Como comunidade universitária, há momentos em que debatemos as ideias, há momentos em que debatemos as teorias, fórmulas, e isso nos dá a capacidade de conhecer. Hoje, porém, não estamos celebrando uma ideia, tampouco um livro. Estamos celebrando e agradecendo a memória de uma pessoa que atraiu pelo amor, daquele que é o Príncipe da Paz”, destacou o reitor durante a cerimônia religiosa em São Leopoldo, na quinta-feira, 21 de dezembro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Padre Marcelo também sublinhou a importância da empatia, da esperança e do compromisso de focar o bem das pessoas. Referindo-se ao projeto de Universidade que construímos, o reitor lembrou, ainda, que a excelência tem duas faces, a humana e a intelectual, e que é pela junção da racionalidade com o afeto que nos tornamos integralmente humanos.

A todos, em nome da Reitoria, padre Marcelo concluiu a celebração dizendo: “Que Jesus seja inspiração e toque nossos corações para construirmos com cidadania nosso Brasil e nossa Universidade”.