Com foco na saúde

Evento lança a série de cadernos do PAAS

Os alunos que transitavam pela Claraboia da Biblioteca na noite desta quarta-feira, 22 de abril, ficaram surpresos com a movimentação no local. Não era raro ver estudantes que paravam para observar o que estava acontecendo.

Um grupo de integrantes do projeto Vida com Arte fez uma apresentação musical que chamou atenção de quem passava para o lançamento da série cadernos do PAAS (Projeto de Atenção Ampliada à Saúde), tendo o primeiro volume com o título Os desafios da prática interdisciplinar em serviço escola.

Após a apresentação cultural o vice-reitor, padre José Ivo Follmann abriu o evento. “Uma história longa, com vários caminhos, que vai ao encontro do nosso objetivo de interlocução com a comunidade. Esse é um conhecimento construído a partir da prática”, destacou.

Em seguida, o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, falou da sala de aula do futuro, que integra pesquisa, extensão e ensino. “O futuro já começou no PAAS, que integra todas essas áreas”, afirmou, e lembrou que em breve as atividades desenvolvidas pelo projeto vão se estender para Porto Alegre.

A decana da Escola de Saúde Unisinos Mãe de Deus, Vera Ramires, falou da importância de dar visibilidade para o projeto do qual fez parte por 10 anos. “Foi um dos locais onde mais aprendi”, contou Vera.

“Esse evento para nós do PAAS concretiza o sonho de ver publicado um relato do nosso trabalho com a comunidade”, destacou a coordenadora do projeto, Rosana de Castro. Ao longo de sua fala Rosana também lembrou das mudanças sofridas pelo serviço ao longo dos 19 anos, que marcaram a trajetória do projeto. “Pretendemos que esse seja apenas o primeiro volume, e que em breve venham outros”, ressaltou, destacando a ideia de continuidade da ação. Ao final do evento os participantes cantaram parabéns ao PAAS, com direito a bolo e velinha para fechar a comemoração da noite.