Colaboradores da Unisinos são imunizados contra Covid-19

Crédito: Dani Villar

Emoção, esperança e felicidade. Essas são as palavras que marcam o início da semana para a Unisinos. Nesta segunda, 07 de junho, mais de 1000 colaboradores da Universidade foram imunizados contra a Covid-19. Essa é uma ação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, promovida pela Secretaria de Saúde do município de São Leopoldo, com o apoio e colaboração da Universidade. A iniciativa segue a premissa principal do Plano de Contingência (PC Covid-19 Unisinos), do cuidado e atenção à saúde da comunidade universitária.

O diretor da Unidade de Apoio de Operações e Serviços, Cristiano Richter, ressalta o significado do acontecimento. “Ainda vivemos um momento de atenção e cuidados, com a obrigatoriedade do cumprimento de protocolos sanitários dentro e fora dos campi, mas essa notícia traz uma esperança para um processo de transição da pandemia. Acreditamos que a saída deste processo passa pela vacinação. Vamos seguir as orientações de nosso Plano de Contingência e continuar avançando com a lucidez e coerência em nossas ações. É um momento histórico para nossa comunidade”, avalia.

A diretora da Unidade de Finanças e Gestão de Pessoas, Silvana Model, reforça a importância do cuidado. “Mundialmente, vivemos um momento histórico. Assim, entendo que é de extrema importância e relevância o fato de os profissionais da Unisinos estarem recebendo a primeira dose nesta etapa inicial de vacinação. Entretanto, somente a vacinação em massa pode garantir a imunização. Com isso, é preciso continuar com os protocolos de segurança, como o uso de máscara e o distanciamento. Diante de uma pandemia como essa, a conscientização de todos é um ato em prol do bem-estar coletivo. Na esperança de dias melhores, cuidemos uns dos outros”, ressalta.

A vacinação é da 1ª dose da vacina AstraZeneca e disponibilizada para todos os colaboradores da Universidade. A professora da Escola da Indústria Criativa, Luciana Kraemer considera um passo fundamental da Unisinos, mostrando a responsabilidade e comprometimento com a proteção dos seus educadores e funcionários. “Como integrante do quadro, me sinto gratificada por este tratamento dispensado. A educação é um dos pilares do desenvolvimento integral dos sujeitos, é fundamental que esta categoria seja imunizada em todos os seus níveis. Os profissionais precisam estar imunizados para garantir que este serviço não pare mais”, afirma.

Crédito: Dani Villar

A analista de Gestão de Pessoas da Unisinos, Sheila Passos da Costa se mostrou emocionada e grata pelo momento e o esforço da Universidade em cuidar da sua comunidade. “Hoje, para nós funcionários, é um ato histórico. Com o coração cheio de gratidão e esperança, reforço o meu agradecimento pela oportunidade dessa vacinação que a comunidade Unisinos está recebendo. Sei e vejo o esforço, seriedade e comprometimento da Universidade na sua atuação e apoio ao município no enfrentamento da pandemia, cuidando dos seus e sendo ponte e apoio para o seu entorno. Seguimos em frente, com o pensamento positivo de tempos melhores para todos”, pontua.

Crédito: Dani Villar

Além dos professores e corpo técnico administrativo da Unisinos, também estão sendo vacinados profissionais da educação de instituições de ensino superior localizadas em São Leopoldo. Para quem for se vacinar, o acesso ao estacionamento é pelo Portão 4, pedestres pelo Portão 2.

Em 12 semanas, os colaboradores devem tomar a segunda dose para completar o esquema vacinal e ter a proteção máxima oferecida pela vacina. Deise Cristina Carvalho, assistente administrativa da Gerência de Ação Social da Unisinos ressalta a importância de se vacinar. “Estou muito feliz por receber a primeira dose da vacina. Agradeço o empenho da Unisinos por proporcionar esta importante imunização aos seus colaboradores. Vacina para todos! Vacina salva vidas!”, enfatiza.

Crédito: Dani Villar

O esquema vacinal completo protege contra as complicações da Covid-19, mesmo vacinada, a pessoa pode carregar e transmitir o vírus. Portanto, mantenha o uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento social. A Universidade reforça o cumprimento dos protocolos sanitários do PC Covid-19. “Estamos felizes que todos os colaboradores da Unisinos serão vacinados com a primeira dose neste início de junho. É um momento relevante de nosso Plano de Contingência Covid-19, em especial atenção e cuidados à saúde com um tratamento igualitário para nossa comunidade. Quero registrar o meu agradecimento a todo empenho e competência da equipe do COE-E Unisinos, também ao GT Vacinação, que vêm coordenando as ações”, afirma Cristiano.

Confira aqui os demais protocolos do Plano de Contingência da Unisinos. Continue se cuidando e cuidando da saúde daqueles que o cercam.

Seja solidário

Para quem for se vacinar, aproveite o momento para praticar a solidariedade e ajudar quem mais precisa. Leve 1 Kg de alimento para colaborar com a campanha UniSolidária. Os alimentos serão doados para famílias em vulnerabilidade social. Agasalhos também podem ser doados. Participe e aqueça o inverno de alguém. As ações têm apoio do Comitê Solidariedade da Unisinos.