Cinco dicas para ter uma vida mais sustentável

E que você pode adotar hoje mesmo

Crédito: Getty Images

Você tem hábitos sustentáveis? Se desliga as luzes ao sair da sala, fecha a torneira quando está escovando os dentes, separa o lixo orgânico do lixo seco e usa cada vez menos copos plásticos, bom sinal, você está no caminho certo. A natureza agradece por isso, mas ela precisa um pouco mais de sua ajuda, e sempre vale reforçar que pequenas atitudes fazem grande diferença.

Com os avanços tecnológicos, mudamos nossos costumes e criamos práticas não tão amigas do meio ambiente. Quer um exemplo? A sacola plástica que usamos em casa. Aparentemente inofensiva, ela também é uma das responsáveis pelas 13 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos anualmente, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas — e é por isso que a Biblioteca Unisinos está substituindo suas sacolinhas por ecobags.

Assim como o uso de sacolas plásticas, outras atitudes passam despercebidas, mas causam tanto ou mais danos ao meio ambiente. Com o auxílio do coordenador do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, Lucio Rene Prade, listamos dicas para você acabar com elas e contribuir para a sustentabilidade do planeta — e, ainda, economizar. Confira:

1 – Analise na hora de escolher um produto elétrico ou eletrônico

Opte por aqueles com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), classe A. Eles podem até custar um pouco mais na hora da compra, mas, dessa forma, você evita problemas e gastos futuros com a energia.

2 – Não deixe aparelhos em stand by

Segundo o professor Lucio, essa atitude economiza, em média, 12% do consumo doméstico de energia elétrica.

3 – Substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas

Lâmpadas LED iluminam como as lâmpadas convencionais, mas gastam até 80% menos energia. Além disso, não esquentam tanto o ambiente e duram mais, o que diminui a geração de resíduos.

4 – Tome banhos curtos

Faça um esforço e tome banhos de, no máximo, 10 minutos. O chuveiro elétrico é o equipamento de maior consumo de energia em uma casa. E se, por acaso, ele queimar, não faça remendos na resistência. Além de perigosa, a gambiarra consome mais energia. A melhor solução é comprar uma resistência nova.

5 – Use o ar condicionado de maneira eficiente

O condicionador de ar também influencia muito no consumo de energia de uma casa. Por isso, adotar alguns cuidados ajuda a manter a temperatura confortável — e a conta baixa. Lembre-se de:

  • regular o termostato para temperaturas medianas, nem muito quente nem muito frio. Geralmente, a temperatura ideal é a de 23 graus;
  • manter portas e janelas bem fechadas, para evitar a entrada do ar quente ou frio da rua;
  • desligar o aparelho sempre que você se ausentar do ambiente por muito tempo.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar