CEO da Samarco ministra palestra na Unisinos

Evento marca o encerramento das comemorações dos 30 anos do curso de Engenharia de Produção

Crédito: Rodrigo W. Blum

As comemorações dos 30 anos do curso de Engenharia de Produção encerraram na noite de ontem, 20 de novembro, com a palestra do CEO da Samarco Mineração, Ricardo Vescovi de Aragão. A Samarco é uma empresa brasileira que fornece minério de ferro para a indústria siderúrgica mundial, aplicando tecnologia de forma intensiva para otimizar o uso de recursos naturais, gerando desenvolvimento econômico e social, com respeito pelo meio ambiente.

“Passados dez anos [desde a primeira visita ao RS], volto para contar uma história de sucesso”.

Ricardo Vescovi de Aragão, CEO da Samarco Mineração

Na palestra, Ricardo abordou a teoria do pensamento sistêmico e sua aplicação dentro da empresa. Ele explicou que a abordagem não nega a racionalidade científica, mas acredita que as relações comportamentais no trabalho influenciam nos resultados produtivos. Basicamente, avalia ele, a teoria é válida, pois consiste em entender o sistema como um todo. “Quem conheceu a Samarco 15 anos atrás, hoje consegue detectar os resultados”, comentou. As pesquisas acerca do tema já têm 14 anos e vêm sendo realizadas em parceria com o professor Luis Henrique Rodrigues, de Engenharia de Produção da Unisinos. Já foram aplicados mais de 20 projetos dentro deste estudo na Samarco. “Passados dez anos [desde a primeira visita ao RS], volto para cá para contar uma história de sucesso”.

No ano de 2014, a Samarco foi reconhecida como a melhor mineradora do Brasil, pela revista Exame e a 11ª maior exportadora do país, de acordo com o Departamento de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Janeiro de 2014). Esses são os frutos deixados pela gestão de Ricardo na empresa.

Sobre as exigências do mercado de trabalho atual, Ricardo aconselhou os que estão iniciando carreira profissional agora: investirem no bom relacionamento. “O mercado de hoje requer do profissional muito mais competências emocionais”, salientou. Pessoas que conseguem se portar de maneira educada, respeitosa, e consigam expressar isso, sem se esconder atrás de suas habilidades técnicas, de maneira a tornar o trabalho em conjunto produtivo, são mais bem vistas, segundo ele.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Além da palestra, o empresário esteve junto ao reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, e em visita ao Memorial Jesuíta. Ele conta que a vontade em visitar o Memorial, que não estava nos planos de agenda, se deu pela sua paixão por livros e obras raras. “É fantástico podermos ver que o conhecimento, ali, depositado nos livros, originou o conhecimento que temos hoje. Esse era o Google da época”, enfatizou.

Perfil

Ricardo Vescovi de Aragão é graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto – Minas Gerais, pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especializações internacionais pela Fundação Dom Cabral na Kellogg (EUA), no Insead (França) e IMD (Suíça). Ricardo ingressou na Samarco em janeiro de 1993, como engenheiro de Processo. Sua trajetória na empresa inclui cargos executivos nas áreas de Pelotização e Marketing, até assumir, em 2006, a posição que ocupa hoje, de Diretor de Operações e Sustentabilidade. Sua área de atuação abrange os processos de Suprimentos da Rotina, Operações Mina, Operações Pelotização, Mineroduto, Geotecnia, Saúde e Segurança, Desenvolvimento Sustentável e a gestão do Programa Lean Seis Sigma.