Campus São Leopoldo está de aniversário

Ação especial desenvolvida pela AgexCom comemora os locais e características próprias da sede

Crédito: Divulgação

Em 1974, uma área de mata, por vezes utilizada como pastagem, deu lugar a série de construções horizontais e ao plantio de árvores nativas – hoje preservadas no primeiro campus universitário da América Latina a receber a certificação internacional ISO 14001, que atesta o controle e a preocupação com os impactos ambientais.

Marco na história da Unisinos, o campus de São Leopoldo teve sua primeira aula no dia 12 de agosto de 1974. A construção foi necessária para dar mais comodidade e agilidade no atendimento aos 9 mil alunos que a universidade já possuía, e que tinham aulas em instituições jesuítas nas cidades de Canoas, São Leopoldo e Porto Alegre – como contou Pe. Egydio Schneider, na época vice-reitor administrativo da Unisinos, em uma matéria especial da revista Rua Grande publicada em agosto daquele ano.

Ao repórter Ribeiro Pires, Pe. Egydio relatou que viu a primeira máquina abrir a Avenida Unisinos, em 13 de junho de 1974. Na época, a avenida foi recoberta com saibro e pavimentada somente em frente à Universidade. O acesso ao novo campus foi um desafio para os alunos durante algum tempo: não havia transporte a partir da BR-116, e os estudantes tinham que fazer a pé o restante do trecho até a Unisinos.

Crédito: Aurora Imagens

Mas, mesmo com acesso dificultado, os primeiros 6 mil m2  de obra – os antigos blocos 1, 2 e 3 – foram concluídos em 220 dias. Os materiais vinham de São Paulo e Santa Catarina – como as telhas Eternit e os pisos de parquet – e também foram manufaturados diretamente nas oficinas da Universidade, como no caso dos tijolos, das classes, cadeiras, esquadrias e portas.

A matéria publicada na revista Rua Grande também chamava atenção para as vantagens do então novo campus: as amplas salas de aula e corredores com iluminação “sensacional”; a área cercada por árvores e isolada da poluição sonora da cidade, e o grande estacionamento com cascalho que comportava 200 carros. O campus São Leopoldo foi inaugurado oficialmente um mês depois das primeiras aulas, em 12 de setembro de 1974.

Para homenagear o campus São Léo, como é carinhosamente chamado, a Agência Experimental de Comunicação da Unisinos – AgexCom – recebeu a tarefa de pensar uma campanha de “aniver” que destacasse algum aspecto do campus. Uma equipe de dez estudantes de comunicação da agência optou por mapear pontos, que são muito próprios, e só são oferecidos aos alunos na sede em São Leopoldo. O conteúdo especial será divulgado nas redes sociais da Universidade entre 1° de agosto e 12 de setembro, marcando o período histórico da primeira aula até a inauguração, e apresentando um mapa especial para curtir ou descobrir espaços e serviços oferecidos aos alunos, professores, funcionários e comunidade em geral.

Fica o convite para comemorar este espaço tão querido, habitado por uma fauna e flora exuberantes, com muita memória, histórias pra contar, e locais para visitar. Acompanhe a #AniverCampusSL e compartilhe suas lembranças sobre o campus da Unisinos São Leopoldo.