Câmbio para viver mais

Atividade física impulsiona idosos a terem uma vida mais saudável

Crédito: Rodrigo W. Blum

O aumento da expectativa de vida assegurou aos que chegam à terceira idade uma nova forma de encarar a fase. A construção de uma nova gama de significados ao envelhecimento pode ser atribuída a melhor qualidade de vida da contemporaneidade. Os melhores padrões de saúde têm sido diretamente ligados ao hábito de práticas de atividades físicas, que além de melhorarem o condicionamento físico desses sujeitos, permitem a convivência com pessoas da mesma faixa-etária, o que contribui para o processo de aceitação das transformações biológicas, psicológicas e sociais.

Com o intuito de proporcionar atividades diferenciadas para idosos, a Unisinos criou o Pró-Maior – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos. O programa oferece aulas de computação, de história, português, matemática, pilates e câmbio. Atleta desde sempre, Osmar Nunes Xavier, de 65 anos, é um dos integrantes do time de câmbio do projeto. Ele lembra que o esporte, além de ser saudável, afasta doenças, fortalece vínculos com pessoas da mesma idade e os reintegra na sociedade. “Aqui, a gente se desliga, temos liberdade com todos, brincamos uns com os outros e ninguém leva como ofensa”, revela.

A turma de câmbio, do projeto Pró-Maior, iniciou há, aproximadamente, 15 anos, com atividades esporádicas. Constatado o amplo interesse dos participantes no esporte, criou-se uma turma de treino, que ocorre todas as terças-feiras, das 8h30 às 10h, no Complexo do Esporte e Lazer. O câmbio é um esporte criado para os idosos, que é similar ao vôlei, mas com regras adequadas às suas limitações. O time da Unisinos já participou de vários campeonatos em todo o estado, tendo conquistado primeiro lugar, na categoria Sênior B (acima de 60 anos), no mais recente – 4ª edição dos Jogos Sesc de Masters e Sêniors, na fase estadual.

A técnica, Cátia Pereira, professora de Educação Física formada na Unisinos, comentou que a expectativa do time é sempre fazer melhor. “Depois de sermos campeões na fase regional, partimos para a estadual. Eles estavam nervosos, com os corações batendo forte e com as esperanças a mil. Esse é o campeonato mais importante do ano para eles”, detalhou. Depois do apito final, todas as angústias se foram e foi só felicidade. O time é campeão. Melhor, bicampeão estadual de câmbio. “Eles são excelentes”, orgulhou-se a técnica.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Para Osmar, o time tem um espírito guerreiro. Ele afirma que “quem está na chuva é para se molhar”. “Nós competimos para ganhar!”, garantiu. Apesar do jogo de câmbio ser um esporte relativamente novo entre essa faixa-etária, o Rio Grande do Sul tem um número considerável de equipes. O atleta Luiz Miguel Pires, de 64 anos, revelou que existe muita preparação antes dos campeonatos. “O último dia do campeonato foi difícil. Tem equipes que se equivalem a nossa”, observou. Ele ressaltou, ainda, que este ano foi de alegrias para o time, pois estiveram no pódio três vezes. “A gente sente-se realizado”, contou Luiz Miguel sobre a sensação das conquistas.

Além do treino de câmbio, os atletas fazem a preparação física com musculação, caminhadas e alongamento. A treinadora alerta que não basta apenas treinar, eles também têm que cuidar do corpo com o preparo e alimentação. “A prática do câmbio proporciona inúmeros benefícios à saúde como melhora da resistência e movimentação, aumenta a autoestima também”, explicou.

A atleta Anete Izabel de Assis, de 66 anos, buscou a atividade física após sua aposentadoria, seis anos atrás. Hoje, como seus companheiros de câmbio, tem atividade todas as manhãs da semana. Às segundas, quartas e sextas, iniciam com caminhadas às 8h; às 8h30 fazem alongamento; às 9h praticam musculação; e às 9h vão às quadras praticar o câmbio. Nas terças e quintas, formaram um time para treino. “Hoje, não tem mais vovozinha fazendo croché em casa”, brincou. A integração entre jogadores de câmbio é tão forte que eles promovem jogos com equipes da região por lazer.

Projetos sociais

Além do Pró-Maior, a Unisinos tem mais oito programas e oito projetos sociais. São desenvolvidas diferentes iniciativas de ação social junto à comunidade e grupos em condições socioeconômicas vulneráveis. Os projetos sociais também representam um espaço de formação acadêmica para os alunos da Unisinos, por meio do programa de voluntariado acadêmico. Para saber mais sobre as ações sociais da Unisinos, acesse o Balanço Social 2013.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar