Bom retorno!

Novidades te esperam para a volta às aulas, nos campi São Leopoldo e Porto Alegre

A Unisinos te espera dia 23 de fevereiro com algumas mudanças. Novas sinalizações e reformas foram pensadas para melhor te receber. Mas, não se preocupe. Antes do início do período letivo, a Unisinos vai encaminhar a todos os seus estudantes um mapa atualizado do campus, com legenda e dicas. Além disso, a Unisinos vai receber os alunos com mais uma edição da Ação de Acolhida que segue até o dia 4 de março. O objetivo é proporcionar, em especial aos calouros, uma recepção diferenciada. No campus, haverá pontos de Check in, onde o acadêmico será orientado sobre a localização das salas de aula, horários e atividades. Profissionais da universidade também vão estar espalhados pelo campus, na semana de volta às aulas, para auxiliar os alunos com o número de suas salas e a localização. A ação também será realizada no campus de Porto Alegre.

O que mudou

Com o objetivo de trazer um novo olhar para o espaço acadêmico, mudanças de localização vão auxiliar de maneira clara e objetiva a mobilidade dentro do campus. As modificações devem proporcionar uma maior interação entre os alunos e vivências além da sala de aula. A nomenclatura das áreas que eram os centros 1, 2, 3, 4, 5 e 6 foi extinta. Novos códigos e endereços vão ser aplicados. Assim, todos os estudantes vão estar em contato e na hora do intervalo os amigos vão poder interagir com pessoas de outros cursos. Por exemplo, até o semestre passado, a área 1 englobava cursos das Ciências Humanas, que agora é o setor B. Nele, podem ocorrer aulas das Ciências Humanas, Exatas, Direito, entre outros. Aquele amigo que tinha aula do outro lado do campus, agora vai estar mais perto.

A antiga sinalização do campus data de 1989 e delimitava as áreas do conhecimento em espaços isolados na universidade. Agora, a interdisciplinaridade estará presente em todos os espaços da universidade, em sintonia com o conceito das Escolas Unisinos. A nova sinalização, composta por setor, prédio, andar e número da sala foi repensada para se tornar mais funcional.

Confira no mapa as mudanças.

Pontos de Check in

Próximo ao Posto de Atendimento (B09)

Corredor Central, na entrada pelo acesso 02, próximo aos banheiros (B04)

Próximo ao Posto de Atendimento (E01)

Próximo ao DCE e da Física (D05)

Próximo ao Posto de Atendimento (E11)

Próximo ao Posto de Atendimento (E07)

Próximo ao Posto de Atendimento (C02)

Próximo ao Posto de Atendimento (D06)

Na Agafarma (A01)

Reformas nos campi São Leopoldo e Porto Alegre

Um dos principais investimentos está voltado para a Escola de Saúde, em que os laboratórios de anatomia, microbiologia, histologia, fisiologia e biologia estão sendo reformados para poder atender ao curso de Medicina, que teve o seu projeto recentemente assinado e encaminhado ao Ministério da Educação. A obra também vai beneficiar outros cursos como Biomedicina, Enfermagem e Fisioterapia. Reformas pontuais de cada área também estão sendo feitas, além dos sanitários de todo o campus São Leopoldo que passam por reparos.

As outras novidades, você pode conferir abaixo:

Campus São Leopoldo

Estacionamento no setor M (em frente à antiga área 6)

Laboratório de Metrologia (reforma – em andamento)

Laboratório de Operações Unitárias (novo – em construção)

Laboratório Polímeros (novo – em construção)

Transferência da área administrativa da biblioteca para o 3°andar

Campus Porto Alegre

Estúdio de rádio (novo – em construção)

Pavimentação dos estacionamentos (em andamento)

Troca do telhado (em andamento)

Biblioteca reformada

Nova rede de água

Essas alterações foram realizadas com base na avaliação institucional e em outros canais de escuta.

Aplicativo Moodle Unisinos

Outra novidade é o lançamento do aplicativo Moodle Unisinos, disponível para Android e iOS. Ele permite que alunos e professores consultem a plataforma em seus smartphones. Além disso, o usuário também poderá consultar o calendário acadêmico, o calendário integrado com todas as atividades das comunidades e agendar lembretes. O app pode ser baixado gratuitamente na Google Play Store e na Apple Store.

E tem mais: em 2014, a Unisinos anunciou a construção de um novo prédio na capital gaúcha. A expansão em Porto Alegre não representa a diminuição de investimentos no Vale dos Sinos, mas a ampliação do trabalho já realizado nos campi São Leopoldo e Porto Alegre.

Boa volta às aulas!