Beleza Negra

Grupo Cidadania e Cultura Religiosa Afrodescendente – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

Foto: Rafael Casagrande

Dar destaque à beleza do povo negro e investir em ações que estimulem a autoestima dos afrodescendentes são iniciativas que fazem parte das atividades realizadas pelo Grupo de Cidadania, Cultura Religiosa Afrodescendente do Neabi. Em 2014, um dos projetos desenvolvidos pelo grupo foi o Mulheres de Baobá, com o objetivo de trabalhar questões de autoestima da mulher negra. “A mulher negra ocupa o 4º lugar na escala social humana, em 1º está o homem branco, em 2º a mulher branca e em 3º o homem negro”, explica a responsável pedagógica do Neabi, Elisabeth Natel.

O nome Mulheres de Baobá foi escolhido pelo grupo após várias pesquisas devido ao significado que envolve a árvore de origem africana. Segundo consta, à sombra da árvore de Baobá os griots – considerados guardiões e propagadores das histórias e da cultura de seu povo – contavam suas memórias para que não fossem esquecidas. O grupo representa mulheres negras, de mãos dadas ao redor da árvore contando suas histórias a seus descendentes. Em 2014 as participantes se encontraram quinzenalmente para trocar experiências, falar sobre a importância de valorizar a beleza negra e a riqueza cultural afro-brasileira.

Os temas abordados pelo grupo buscam atender o interesse das participantes. O assunto predominante nos encontros são histórias de vida. Esse eixo central se desdobra em pontos mais específicos, tais como: mulheres negras e suas famílias, a difícil vida profissional, a dificuldade de acesso ao emprego, as religiões das famílias negras, vida escolar, entre outros. Estes assuntos são tratados a partir de oficinas, rodas de conversa, palestras e vídeos de curta duração.

“O tema mulher negra sempre me atraiu, visto que sofri e sofro discriminações raciais, constantemente. Em todo lugar que ocupo, observo a situação da mulher negra, naquele contexto: os olhares sutis, as discriminações dissimuladas, as contemplações interrogativas e o ínfimo número de mulheres negras. Infelizmente, ainda hoje, muitas vezes para o branco, a mulher negra não pertence aquele espaço, pois aquele lugar é para outra mulher branca”, destaca Elisabeth. “O grupo Mulheres de Baobá proporciona oportunidades para que a mulher negra aumente sua autoestima, se assuma como mulher de identidade negra e sinta orgulho de ser uma mulher afrodescendente, em qualquer ambiente que esteja”, complementa.

Conhecendo o Neabi

CO Núcleo de Afro-brasileiros e Indígenas, carinhosamente conhecido como Neabi, é um espaço para estudos, pesquisas e reflexão sobre a condição do negro na sociedade brasileira. O núcleo oferece palestras, assessoria às escolas, acervo bibliográfico, oficinas, cursos, seminários, conferências e divulgação de ações afirmativas dentro da temática da Educação das Relações Étnico-raciais.

Um dos eixos trabalhados pelo Neabi é o Grupo de Cidadania e Cultura Religiosa Afrodescendente. A iniciativa busca o resgate social das comunidades afrodescendentes por meio de ações que incentivem o negro a retomar sua identidade, com orgulho e respeito por sua história e tradição. O grupo está aberto à comunidade interna e externa, e convida seus participantes ao debate sobre temáticas religiosas, culturais e de fortalecimento da identidade e cidadania desta população.