Aula Inaugural de Pós-Graduação em Economia aborda perspectivas futuras para o Brasil

Crédito: GettyImages

No dia 27 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Economia terá sua aula inaugural. O evento, que acontece online, às 19h30, traz a palestra intitulada “Teoria Econômica do Crime: Perspectivas, Desafios e Evidências para o Brasil”. Considerando as profundas transformações que a sociedade enfrentará nos próximos anos e seus possíveis impactos sobre a criminalidade, a aula inaugural, em comemoração aos 15 anos do PPG, apresenta à comunidade universitária noções sobre a Teoria Econômica do Crime, além de debater perspectivas e desafios para o Brasil.

O convidado palestrante do evento é economista e professor Rodrigo Reis Soares. Atualmente, Rodrigo é professor titular do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, mas tem um longo currículo acadêmico, tendo sido professor na Columbia University e na Harvard School of Public Health. Além disso, o economista possui um PhD pela University of Chicago, onde defendeu sua tese sob a orientação de Gary S. Becker, premiado com o Nobel de Economia no ano de 1992.

O coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, Magnus dos Reis, aponta a importância dessa teoria para a sociedade: “Esse método científico de raciocínio, desenvolvido e utilizado pela Ciência Econômica, permite entender problemas econômicos e sociais extremamente complexos e, a partir disso, propor soluções capazes de transformar a vida das pessoas, o que é fascinante. Além disso, esse poderoso arcabouço metodológico permite analisar temas estudados por diversas áreas do conhecimento, entre eles a criminalidade”. Magnus explica que os economistas utilizam modelos teóricos e testes empíricos, para compreender como os agentes econômicos tomam suas decisões e como essas ações descentralizadas e as intervenções do governo impactam nos mercados e no desenvolvimento econômico das regiões.

O evento oferece inscrição com certificado, para saber mais e se inscrever, clique aqui.