Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid

Serviço é oferecido, de forma gratuita, por estudantes do curso de Fisioterapia

Crédito: Divulgação

Estudantes do curso de Fisioterapia estão, de maneira gratuita, oferecendo o serviço de reabilitação fisioterapêutica para pacientes recuperados de Covid-19 que apresentam disfunções musculoesqueléticas, cardiovasculares ou respiratórias. Os pacientes, com a chamada Síndrome Pós-Covid, são avaliados e é prescrito um plano de tratamento fisioterapêutico que inclui treino de força muscular, treino aeróbio e da musculatura ventilatória com o objetivo de melhorar o condicionamento físico e amenizar os sintomas. O programa de treinamento supervisionado é realizado por um período de 8 semanas.

Os coordenadores do curso de Fisioterapia, professora Ana Paula Karolczak e professor Thiago Dipp, contam que o serviço é aberto para a comunidade que já tenha se recuperado da Covid-19 e que ainda apresente sintomas como fadiga, dor, falta de ar e fraqueza muscular.

O estudante de Fisioterapia, William Friederichs afirma que fazer parte desse projeto tem sido uma experiência incrível. “Por meio das atividades realizadas no ambulatório está sendo possível colocar em prática diversas técnicas, abordagens e ferramentas aprendidas durante o curso, tanto no que diz respeito a avaliação fisioterapêutica quanto aos processos de reabilitação. Além disso, o projeto vem proporcionando adquirir um maior conhecimento em relação às alterações sistêmicas ocasionadas pela contaminação por Covid-19, principalmente, aquelas associadas ao sistema musculoesquelético. Por fim, sem sobra de dúvidas, posso falar que participar desse projeto é algo especial em minha formação. Uma oportunidade ímpar que está me permitindo qualificar meus conhecimentos na pesquisa e prática clínica”.

Depois de finalizar o tratamento, os efeitos de um programa de reabilitação na capacidade funcional de pacientes recuperados de Covid-19 serão analisados.

O Ambulatório de Reabilitação Pós-Covid funciona na Clínica de Fisioterapia na Unisinos São Leopoldo. Mais informações pelo Whatsapp (51) 3591 – 1265.