Álvaro Dias fala aos estudantes

Palestra aconteceu na noite dessa quinta-feira, 10/5

Crédito: Michelli Machado

Na noite dessa quinta-feira, 10/5, o Anfiteatro Padre Werner foi palco de uma conferência ministrada pelo senador e historiador, Álvaro Dias, com o tema “Conjuntura política nacional: o que podemos mudar?” O evento foi promovido pela Escola de Humanidades e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.

Na ocasião, o palestrante falou sobre os rumos da república no país. “Precisamos de uma refundação da república, neste tempo novo”, afirmou. Dias enfatizou que muitas vezes elaboramos mal as leis, outras vezes interpretamos equivocadamente e, às vezes, simplesmente ignoramos o que está escrito. “Criar leis e não cumprir é o falecimento da república, por isso falo em uma refundação”, destacou.

Ao longo da noite, o senador citou alguns projetos e propostas criados por ele, como o fim do foro privilegiado. “Em 2013 apresentei um projeto que acaba com o foro privilegiado, porque precisamos ser todos iguais diante da lei, eliminar privilégios e tornar a legislação mais dura”, afirmou.

O palestrante trouxe dados do Plano Nacional de Educação, onde, segundo ele, está escrito que 10% dos investimentos devem ser feitos em educação, e na prática esse investimento é inferior a 6%. E também falou do combate à corrupção. “A corrupção é responsável pelo dano na renda per capita da população brasileira. Foi ela que impulsionou a nossa dívida externa, que hoje chega a 75% do PIB”, apontou Dias.

Ao final do evento, houve um momento de perguntas em que os estudantes puderam interagir com o palestrante e tirar dúvidas sobre o tema apresentado.

Crédito: Michelli Machado