Alunos da Graduação e do Mestrado de Engenharia de Produção conquistam prêmios

Cursos da Escola Politécnica tem destaque no Trabalho de Conclusão de Curso e na Dissertação de Diego Damasio e Iberê Souza, respectivamente

Neste semestre, dois alunos da engenharia de produção, um do mestrado e outro da graduação, conquistaram prêmios por suas pesquisas. Iberê Guarani de Souza venceu o Prêmio Abepro de melhor Dissertação de Mestrado Acadêmico, com Os programas de melhorias realmente importam? Uma avaliação em uma empresa de manufatura, enquanto Diego Damasio de Lima ficou com o primeiro lugar, no VII Prêmio Setcergs, de Trabalho de Conclusão de Curso na área de logística, intitulado Entendimento Sistêmico da Cadeia Produtiva de Semicondutores. Buscando Restrições e Alavancagens.

Em comum, os dois tiveram o mesmo orientador, o professor Daniel Lacerda, que incentivou ambos a inscreverem as pesquisas em seus respectivos concursos. “Oriento os alunos a fazer pesquisas de qualidade, mas não apenas para obter o título. Ela deve agregar conhecimento científico a esses alunos e que possa ser útil à sociedade. Os casos o Iberê e do Diego são trabalhos diferenciados e isso melhora a formação deles como pesquisadores”, fala Daniel.

A melhor dissertação acadêmica

Com o objetivo de analisar a influência dos processos de melhoria contínua e de aprendizado em termos de eficiência e volume de produção ao longo do tempo, Iberê realizou um estudo de caso utilizando a Análise Envoltória de Dados (DEA), junto com os testes de Regressão Linear e de Anova. “A ideia surgiu a partir da necessidade real que existia na empresa em mensurar sua eficiência produtiva. Nesta empresa, foram realizados diversos projetos de melhoria durante muito tempo. Contudo, não tínhamos certeza se estes projetos estavam ou não contribuindo para melhoria da eficiência produtiva”, comenta o aluno. Dessa mesma situação, existia a curiosidade de avaliar o impacto dos programas de melhoria contínua sobre a eficiência e os volumes produzidos ao longo do tempo. Apesar do resultado ser diferente do esperado, ele foi determinante para a avaliação da atual posição da empresa.

Com muitos trabalhos instituições nacionais, que possuem bons cursos de mestrado, concorrendo ao prêmio, Iberê não acreditava que pudesse vencer o concurso, pois em sua defesa, realizada em fevereiro, havia recebido algumas críticas, mas isso não o abalou. “Tinha certeza que era um bom trabalho e que ele poderia contribuir de alguma forma. Assim, após a banca, fiz algumas alterações no trabalho, com o auxílio do orientador. Creio que a banca também contribuiu para dar um ajuste final na dissertação”, comenta o estudante. Ao saber do resultado, a alegria foi imediata. “Para mim foi uma grande surpresa. Depois de muito esforço, senti que tudo valeu a pena”, conclui.

O melhor trabalho de conclusão

Diego escolheu um assunto em que gosta de trabalhar, é o pensamento sistêmico. Mas, dentro de uma área, que até então, não dominava, a cadeia produtiva de semicondutores. “Percebemos por exemplo que, apesar de o Brasil ser detentor das  maiores jazidas de quartzo do mundo (95%), material esse largamente utilizado para a produção de silício para semicondutores. O país importa esse mesmo silício beneficiado nos Estados Unidos e Europa a um preço significativamente maior”, destaca o aluno, em uma de suas observações.

O trabalho foi sobre as inúmeras variáveis envolvidas nessa cadeia produtiva procurando entender suas relações sistêmicas gargalos e alavancagens. “Na cadeia em si, foi estudado as variáveis envolvidas desde a obtenção do quartzo, para aquisição do silício, passando pelo processo de purificação, atingindo grau pureza metálico, solar, e culminando com o grau de pureza eletrônico. Entrando assim na forma de wafer, no elo da cadeia chamado front-end, para posteriormente ser levado ao back-end (como a HT Micron por exemplo), e ao cliente final. Tudo isso, oriundo de um projeto elaborado nas Desing Houses”, explica Diego.

As premiações

O Prêmio Abepro é um concurso nacional, em que são divulgados os melhores trabalhos de pesquisas, nas seguintes categorias: Dissertação de Mestrado Acadêmico, Dissertação de Mestrado Profissional, Tese de Doutorado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Melhor artigo em formato de apresentação Oral e Melhor artigo em formato de apresentação Pôster. A divulgação do resultado aconteceu no último dia 15 de setembro. Já o Prêmio Setcergs, que aconteceu em julho, elege os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso a nível estadual.