Aluna do curso de Biologia vence o Concurso WikiParques 2017

Resultado foi divulgado nessa sexta-feira, 5/1

Crédito: Cátia Sulamita Dias

Um olhar muito especial sobre a fauna da Floresta Nacional de Canela, conferiu a aluna do curso de Biologia da Unisinos, Cátia Sulamita Dias, o primeiro lugar no Concurso Wikiparques 2017. Durante os 20 dias de competição foram enviados 137 registros de diferentes unidades de conservação do país, como o Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA). O concurso, que está em sua 3ª edição, divulgou o vencedor de 2017, nessa sexta-feira, 5/1.

Cátia garantiu o primeiro lugar no concurso com a foto de uma coruja. “O nome popular dessa coruja é Suindara ou Coruja-da-Igreja, pois é comum encontrar ninhos dessa ave em torres de igrejas. Seu nome científico é Tyto furcata”, explica a estudante.

O registro foi feito durante a oficina de “Introdução ao Planejamento e Implementação de Trilhas Sustentáveis de Uso Múltiplo, com ênfase em Mountain Bike”, promovida pela Floresta Nacional de Canela. “Fui convidada para esta oficina pois trabalho como condutora de caminhadas na EcoRumo, empresa fundada por outro estudante de Biologia da Unisinos, que tem como objetivo promover caminhadas em locais de natureza preservada, e as Unidades de Conservação são locais foco das nossas atividades”, relata.

Cátia conta que enviou várias fotos para o concurso. “O concurso estava aberto a registros feitos em Unidades de Conservação de todo o Brasil e, como tenho visitado vários locais em função das caminhadas da EcoRumo, enviei fotos do Parque Nacional dos Aparados da Serra, Parque Nacional da Serra Geral, Parque Estadual do Tainhas e Floresta Nacional de São Francisco de Paula”.

A futura bióloga destaca que nas edições anteriores do concurso praticamente não havia fotos das Unidades de Conservação do Rio Grande do Sul. “Como tenho o privilégio de conhecer e caminhar por algumas delas, me senti na obrigação de divulgar as belezas que são preservadas pelas nossas Unidades de Conservação”, enfatiza.

Para Cátia esse prêmio tem um significado especial. “Sou fotógrafa amadora e amante da natureza, para mim poder traduzir a beleza que nos cerca em um click tão especial é fantástico. Estou muito feliz por divulgar nacionalmente a Floresta Nacional de Canela, uma Unidade de Conservação gaúcha que, assim como outras tantas, tem uma equipe de gestão que enfrenta muitos problemas e mesmo assim se empenha para realizar seu trabalho com excelência! Esse reconhecimento não pode ser só meu, mas de toda a equipe, que se empenha para cuidar do lugar, nos dando a oportunidade de ver e registrar essas belezas”, finaliza.

As imagens enviadas pelos participantes da competição estão disponíveis no acervo WikiParques, para quem quiser conhecer um pouco mais dos parques brasileiros de conservação ambiental.