Aluna da Unisinos ganha bolsa para mestrado na Alemanha

Crédito: Arquivo Pessoal

A mestranda em Engenharia Civil Luize Bickel é selecionada para fazer mestrado sanduíche na Universidade Friederich Alexander (FAU), situada no estado da Baviera, que tem parceria com a Unisinos. A aluna foi aprovada através do Programa de Bolsas de Estudo do Fundo Loyola de Apoio Acadêmico da Unisinos. A bolsa do Fundo Loyola inclui o valor do mestrado tanto na FAU quanto na Unisinos, além de um valor de auxílio mensal de R$ 1.300,00 enquanto estiver no Brasil e de $1.300 no período que estiver na Alemanha, cobrindo o tempo total de mestrado.

O Fundo Loyola, tem por objetivo promover a formação acadêmica de estudantes em nível de pós-graduação, nas áreas de conhecimento das engenharias com inserção internacional em instituições de excelência acadêmica reconhecidas e parceiras da Unisinos. Sendo assim, todos os mestrandos da Unisinos, têm a possibilidade de concorrer a uma vaga para um período de mobilidade acadêmica, que pode durar de um a dois semestres. Luize, conta que desde que foi selecionada no edital, a Unisinos está tendo um papel fundamental para viabilizar o intercâmbio, que devido a pandemia acontece no segundo semestre deste ano.

A mestranda ressalta a importância da oportunidade de um intercâmbio para o futuro acadêmico de qualquer aluno: “O intercâmbio é sempre uma ótima oportunidade para aprender sobre outras culturas e trocar conhecimentos. Ele também ajuda a melhorar o relacionamento entre as universidades, abrindo portas para realização de parcerias”.

A professora Regina Célia Espinosa Modolo, orientadora de mestrado de Luize, conta que a parceria entre a Unisinos e a FAU existe há anos, e que a colaboração institucional também está disponível para outras áreas como Informática e Psicologia. E por sugestão da FAU, existe perspectiva de expandir essa interação para outras áreas da universidade.

A professora incentiva e ressalta a importância da internacionalização para a comunidade acadêmica: “Nesse contexto, e seguindo a premissa da Unisinos de internacionalização, a oportunidade que a Luize está tendo de realizar o mestrado sanduíche em Engenharia é muito relevante para todos nós, como instituição e também para o seu currículo, pois é um diferencial que abre portas para outras conquistas. Vivenciar essa experiência de realizar um curso de pós-graduação, ou parte dele, no exterior é enriquecedor em diversos aspectos, tanto do ponto de vista acadêmico, como também, cultural”.

Para saber mais sobre o Programa de Bolsas de Estudo do Fundo Loyola de Apoio Acadêmico da Unisinos, clique aqui.