Agência Experimental de Comunicação da Unisinos completa 15 anos

No mês de aniversário, Agexcom ganha nova ambientação e lança texto comemorativo

Crédito: AgexCom

Em agosto de 2002, surgia a Agência Experimental de Comunicação da Unisinos (Agexcom) e, com ela, a ideia de cooperação de equipes interdisciplinares, englobando as áreas de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Ao completar 15 anos, a Agex, como é chamada, passou por uma reformulação do espaço interno, em busca, entre outras coisas, de inovação nos processos. A nova disposição do mobiliário e, consequentemente, das equipes de trabalho, auxilia na melhoria do fluxo da informação, atendendo a uma demanda que é constantemente pautada dentro da universidade – a de qualificar e tornar cada vez mais sustentáveis e dinâmicos os processos de cada área de conhecimento.

A Agexcom nasceu da fusão de três agências experimentais. Com a coordenação inicial dos professores Helenice Carvalho, Jim Pompeu e Thaís Furtado, passou a dar maior visibilidade aos trabalhos desenvolvidos por estudantes, professores e profissionais dos cursos de Comunicação Social. Hoje, sob a coordenação geral da professora Cybeli Moraes, a agência conta com 23 estagiários, todos estudantes de cursos que compõem a Escola da Indústria Criativa. Com o intuito de promover o aprendizado dos colaboradores, cada trabalho realizado pela Agexcom tem a supervisão de professores e profissionais de comunicação.

Segundo Cybeli, o momento agora é de pensar em como aperfeiçoar os processos internos da agência. “Estamos procurando implementar procedimentos mais orgânicos para atender as demandas do dia a dia, para dentro e fora da agência”, explica a professora. Nesses 15 anos, diversos projetos e campanhas de comunicação foram realizados – somando uma média de 1.785 trabalhos, entre peças e campanhas publicitárias, nos últimos 15 anos. A agência abastece também o Portal Mescla, site que reúne conteúdo dos 13 cursos da Escola da Indústria Criativa.

Como parte da comemoração do aniversário, um texto contando a história da “menina Agexcom” está disponível no Mescla, dando voz à agência que já abrigou muitas histórias e pessoas. Mais atividades estão sendo programadas para os próximos dias, visando a utilização das redes sociais como forma de reviver o passado da Agexcom e dos muitos estagiários que passaram por ela.