Acesso ao Campus Unisinos Porto Alegre

Saiba como tudo vai funcionar a partir do dia 20 de março

Crédito: Aurora Imagens

Novidades e facilidades esperam por você no Campus Unisinos Porto Alegre. Para auxiliar o acesso de alunos e visitantes ao local, a universidade disponibiliza mais de mil vagas de estacionamento, com garantia de segurança e praticidade.

Um amplo espaço para motos e um bicicletário também estão disponíveis para quem for até o campus. Cada tipo de veículo tem uma entrada especial para o estacionamento, tudo isso para dar mais conforto a quem for visitar a Unisinos. Entenda como tudo vai funcionar.

O estacionamento

O Campus da Unisinos, em Porto Alegre, contempla o prédio dos laboratórios na Av. Luiz Manoel Gonzaga, 744 e a torre educacional na Av. Nilo Peçanha, 1640. Os dois espaços oferecem juntos 1100 vagas de estacionamento, que podem ser usadas por alunos, professores, funcionários e visitantes.

A partir de agora, o aluno conta com controle de acesso por cancelas, monitoramento por câmeras e cobertura de seguro para os veículos, em ambos os estacionamentos. No caso do estacionamento localizado no subsolo do prédio da Av. Nilo Peçanha, o local terá ainda contadores de vagas e sinalizadores luminosos nas vagas disponíveis.

Assim como já ocorre no Campus São Leopoldo, o estacionamento de Porto Alegre será operado pela empresa Safe Park. No entanto, na capital, o estacionamento será tarifado por turno de uso. O turno corresponde a 5 horas. Passado esse tempo, será cobrado um real a cada hora adicional.

Descontos e cortesia

Os alunos possuem desconto, mas precisam, obrigatoriamente, fazer uso do cartão Unisinos para acessar o estacionamento. Caso façam uso do tíquete, pagarão a tarifa normal de visitante, por isso, fique atento e tenha sempre seu cartão em mãos.

Até o dia 02/04, o estacionamento será cortesia.

Créditos para o cartão

A carga de créditos pode ser feita na Loja Virtual – lembrando que temos duas lojas virtuais, uma para o Campus São Leopoldo e outra para o Campus Porto Alegre –, no site Minha Unisinos, nos terminais de autoatendimento – no andar térreo da torre educacional –, no Espaço Unisinos e no guichê de pagamento. Além disso, a Safe Park tem um aplicativo que pode ser usado para validar os tíquetes, mas não contempla recarga de cartões.

Os créditos do cartão do aluno têm recargas separadas para os campi de São Leopoldo e Porto Alegre. Ou seja, se o aluno utilizar o estacionamento de Porto Alegre deverá incluir créditos em Porto Alegre, se utilizar o estacionamento de São Leopoldo deverá incluir créditos em São Leopoldo. Não há como utilizar créditos de um campus no outro. Informações e atendimento presencial nos seguintes locais:

• Guichê de pagamento no andar térreo da torre educacional (ao lado dos elevadores);
  • Sala da operadora Safe Park (no 1º subsolo ao lado dos elevadores);
  • Junto aos funcionários da Safe Park no estacionamento.
  • O pagamento do tíquete também pode ser feito nos terminais de autoatendimento ou no guichê:
  • Andar térreo do prédio da Av. Nilo Peçanha
  • Prédio de Laboratórios, na Av. Luiz Manoel Gonzaga
  • 2º piso do Espaço Unisinos.

Quem já tiver colocado créditos no cartão, é só se dirigir à cancela e aproximar o cartão, que a saída está liberada. O tempo de tolerância é de 15 minutos para entrada e saída do estacionamento sem que o crédito do cartão seja descontado.

Entrando no campus de carro ou moto

No semestre de 2017/1, a entrada de veículos ocorrerá pelos portões da Rua Barão do Rio Grande – 3 cancelas – e Av. Nilo Peçanha – 2 cancelas. A partir de 2017/2 o portão da Rua Sociedade Libanesa também estará liberado.

O acesso de motos ocorrerá somente pelo portão de entrada localizado na Av. Nilo Peçanha. Atenção, motos que acessarem por outros portões pagarão como carro! Mas não fique preocupado, se você se enganar na hora de acessar o campus terá os 15 minutos de cortesia para corrigir o erro e entrar no portão certo. Já no estacionamento da Av. Luiz Manoel Gonzaga, carros e motos podem acessar pelo mesmo portão, sem custo extra.

Como vai funcionar os acessos na torre educacional:

• Se você estiver de moto, deve entrar pelo acesso da Av. Nilo Peçanha
  • Se você estiver de carro, pode entrar pelo acesso da Av. Nilo Peçanha ou pelo acesso da Rua Barão do Rio Grande
  • Se você vem de bicicleta, entre pela Rua Barão de Rio Grande
  • Se você vem de transporte público ou a pé, dirija-se à entrada principal, na Av. Nilo Peçanha

Bicicletário

Com a ampliação do Campus Unisinos Porto Alegre, a cidade ganhou uma ciclovia. E a Universidade quer estimular alunos e visitantes a terem uma vida mais saudável e um mundo mais sustentável, por isso, o estacionamento do campus conta com um bicicletário.

O espaço tem capacidade para 50 bicicletas e não terá custos para os usuários. O acesso é feito pela entrada da Rua Barão Rio Grande. Alunos, professores e funcionários podem deixar suas bicicletas no local, basta apenas levar corrente e cadeado para utilizar o espaço. O bicicletário tem um vestiário assim, quem veio para campus pedalando, pode mudar de roupa antes de começar usas atividades.

Transporte público

O Campus Unisinos Porto Alegre está em uma localização estratégica para quem usa o transporte público. Confira as linhas oferecidas do transporte municipal para o campus e as opções de transporte porta a porta aqui.